A Parques de Sintra, gestora do Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, Portugal, inaugurou um novo projeto museológico no quarto de D. Pedro d’Alcântara de Bragança. A ação marca os 180 anos da morte do rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil. O objetivo do projeto é atrair os visitantes portugueses e brasileiros – que já representam 10% do público do palácio, para os quais a figura de D. Pedro e sua família suscitam grande interesse.
A ação, que demorou seis meses para ser concluída, envolveu trabalhos de restauro na pintura decorativa das paredes do quarto (que havia sido reconstruída após um incêndio em 1934) e da escrivaninha de viagem de D. Pedro, pertencente ao acervo do Palácio Nacional da Ajuda. Procedeu-se à renovação do equipamento museográfico, à investigação histórica e iconográfica, além do levantamento documental, com a revisão de documentação de arquivo, imprensa diária e literatura da época.
No quarto D. Quixote, como é conhecido o espaço por ter 18 pinturas decorativas representando episódios da história de D. Quixote de La Mancha, destacam-se a exposição de 15 objetos pessoais de D. Pedro e nove peças de mobiliário, além de 15 pinturas e miniaturas entre as 48 peças em exibição. Há também novos suportes interpretativos, com destaque para os digitais.
O sistema de segurança foi ampliado e foram instaladas novas lâmpadas de LED para reduzir o consumo de energia, mas respeitando o ambiente intimista do quarto.
O projeto museológico contextualiza o Quarto D. Quixote na vida de D. Pedro, que nasceu e morreu naquele espaço. Vários painéis informativos explicam sobre aquele que esteve diretamente ligado à independência do Brasil e à consolidação do liberalismo em Portugal. No local, um tablet apresenta uma imagem 360º da sala, com pontos de interesse e informação mais detalhada sobre o patrimônio exposto.
Aproveite para conhecer Sintra e pesquise hotéis na região
O tablet também dá acesso a um novo site com a biografia de D. Pedro, ilustrada com imagens e documentos de época, informações sobre a sua genealogia e uma seleção de 12 dos seus retratos mais emblemáticos. Este site também está online em www.dpedroiv.parquesdesintra.
Muita da iconografia emblemática está disponível para consulta e visualização online através do Google Art Project. Esta é a primeira exposição integrada nesta plataforma por um museu português. Entre as imagens possíveis de encontrar, vale especial destaque a aquarela de Ferdinand le Feubure que reproduz o Quarto D. Quixote em 1850 e inclui uma inscrição manuscrita da Princesa D. Maria Amélia, filha de D. Pedro IV: “Chambre oú mourut mon père, dans le Palais de Queluz” (“Quarto onde morreu meu pai, no Palácio de Queluz”).
Para completar o projeto, foram protocolados empréstimos com o Museu Nacional de Arte Antiga, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional dos Coches, Museu Militar de Lisboa e Museu Nacional Soares dos Reis. A Lusitânia Seguros apoia a exposição, garantindo os seguros das obras.
Confira o vídeo com imagens da produção do projeto e o resultado final.
Sobre o Palácio Nacional de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins históricos constituem um exemplo marcante da ligação harmoniosa entre paisagem e arquitetura palaciana em Portugal. Ilustram a evolução do gosto da Corte nos séculos 18 e 19, período marcado pelo barroco, rococó e neoclassicismo. Mandado construir em 1747 pelo futuro D. Pedro III, consorte de D. Maria I, o Palácio Nacional de Queluz foi inicialmente concebido como residência de verão, tornando-se espaço privilegiado de lazer e entretenimento da Família Real, que o habitou em permanência de 1794 até a partida para o Brasil, em 1807, na sequência das invasões francesas.
www.parquesdesintra.pt/
Sobre a Parques de Sintra – Monte da Lua
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Patrimônio da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na região. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do patrimônio que gere são asseguradas pelas receitas da venda de tickets e em lojas, restaurantes e aluguel de espaços para eventos. Tem vários hotéis em Sintra com ótimos preços.
Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.
São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/
Fonte: Assessoria
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.