Diante de tantas e diferentes atrações, o Chile é sempre uma opção de viagem para nós brasileiros e hoje é dia de desbravar a região menos visitadas por nós: a Região de BioBío, que é um playground a céu aberto para quem gosta de natureza, trekking, vulcões, lagos, aventura e gastronomia.
O Chile é um país privilegiado pela geografia, que oferece paisagens distintas de Norte a Sul entre mar, montanha, neve e desertos sem deixar de mencionar Santiago, sua vibrante, moderna e politizada capital.
Organize aqui a sua Viagem para a Região de BioBío no Chile
+ Leia todos os posts do Chile
+ Encontre Hotéis em Concepción, até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Chile em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
Como chegar em BioBío e deslocamentos na região
A Região de BioBío é a porta de entrada do sul do Chile, está a uma hora de vôo de Santiago sendo o aeroporto de Concepcion o mais próximo e embora tenha atrativos para um mês todo a gente consegue ter uma ótima experiência em uma semana do que a região tem para oferecer.
As distâncias são curtas e entre 2 a 3hs você muda de base e paisagem facilmente, por isso recomendo fortemente o aluguel de um carro, assim não fica preso a horários de ônibus e vans entre as regiões caso goste de viajar com mais independência.
Se preferir também pode entrar em contato com agências que organizam passeios pela região e montar um roteiro de acordo com seu gosto e transfers incluídos. Recomendo os serviços da Rimaya Chile (@rimayachile) com quem fiz todo o roteiro.
Veja abaixo um mapa com o roteiro completo de uma viagem de carro de 7 dias na Região de BioBío no Chile.
O que fazer na Região de BioBío
Chegando em Concepcion segui direto para o Valle del BioBío, região cortada pelo Rio BioBío e moldurada por montanhas nevadas e vales. Tem muito o que fazer em BioBío, veja algumas das melhores atrações dessa região belíssima no Chile.
– VALLE DEL BIOBÍO
O Hotel e Restaurante Valle del BioBío foi a primeira base e logo na primeira tarde desci 20km do Rio fazendo rafting com o pessoal do @biobiorafting que atua na região do Valle del BioBío. O passeio não tem tanta emoção, é mais contemplativo e passa pelo Vale da Gaivota, onde elas realmente estão em grande número. A Montanha dos 7 Picos emoldura toda a descida e garante lindas fotos.
– ALTO BIOBÍO
No segundo dia mudei a base para 1hr adiante num acampamento organizado pela The North Face. Era hora de uma imersão maior na natureza em Alto BioBío, mas ainda com um grande conforto.
O acampamento é montado de acordo com os grupos e tem uma estrutura ótima, confortável, com o apoio de uma cabana com banheiro de alvenaria e um domo onde as refeições eram preparadas. Toda a estrutura, guias e refeições incluídas. Nem me senti em um acampamento.
– TREKKING LAGUNA PIRQUINCO
As 10h do segundo dia, após um farto café da manhã no acampamento começamos uma trilha de 22km no total até o Lago Pirquinco que ficava entre o complexo de montanhas Aguas Blancas e Pepa. Esse foi meu passeio preferido e merece um post detalhado só pra ele (aguardem), mas já adianto que as paisagens são lindíssimas, nevadas e a trilha embora longa não é tão difícil.
Após 8hr de trekking até o Lago Pirquinco voltamos ao acampamento e um churrasco já estava preparado nos esperando, junto com cerveja e os melhores vinhos chilenos. Não posso nem lembrar… rsrs.
No terceiro dia desbravamos de carro o percurso do Rio BioBío com várias paradas para fotos em represas, cachoeiras e vales. Chegamos até a divisa entre os departamentos de BioBío e Araucania e retornamos para almoçar e seguir para uma nova base em Antuco.
– ANTUCO
Após 2hr de estrada fui direto para um complexo de tirolesas (Altos de Malalcura Canopy) e durante a tarde já me joguei logo em 7, com vistas para o Vulcão Sierra Velluda. Uma delícia.
A pernoite foi nas Cabañas Curalemu, que une conforto e gastronomia. A noite aconteceu uma demonstração de produtos produzidos na região como queijos, vinhos, geleias, biscoitos e outras delicias. Energias repostas para encarar o próximo dia.
– PARQUE NACIONAL LAGUNA DEL LAJA
O lago enorme que dá nome ao parque e a possibilidade de escalada nos vulcões Antuco e Sierra Velluda atrai muitos chilenos durante todo o ano para essa região, sendo o verão a alta temporada.
Passei a manhã toda percorrendo o entorno da Laguna del Laja e fazendo um trekking contemplativo na trilha Chilcas del Torbellino onde passei por cachoeiras e mirantes onde vi uma família de condores planando.
Pra quem tem tempo e gosta trekking, existem inúmeras opções com variados níveis de dificuldade. Também vou relatar com detalhes minhas experiências em um post exclusivo (aguardem) sobre o Trekking na Laguna del Laja.
Para se hospedar em Antuco recomendo as Cabañas Curalemu. Conforto e boa gastronomia garantidos.
– LAGO LLEU LLEU
Durante a tarde o deslocamento foi de 4hr, a maior distância percorrida nesse roteiro, para chegar em Tirua, base para conhecer e vivenciar a cultura Mapuche e navegar pelo Lago Lleu Lleu, o mais limpo do Chile.
Na comunidade Mapuche de Miguel Yevilao é possível passar até 3 dias numa imersão cultural rica. Tive apenas algumas horas, mas conheci as autoridades locais, provei refeições tradicionais, participei de rituais e aprendi sobre a economia sustentável que praticam.
Fiquei hospedada no Inalafken Tourist Center Hotel, que possui até banho de águas termais para relaxar depois de uns dias de caminhada.
No dia seguinte navegamos por toda a manhã entre outras comunidades Mapuches que vivem no Lago Lleu lleu, onde barcos a motor são proibidos. Um passeio lindo e calmo, para desacelerar e respirar ar puro em um cenário idílico.
À tarde, no aeroporto de Lequecahue, em Tirua, peguei uma avioneta de 6 lugares que faz o voo até a Isla Mocha.
– ISLA MOCHA
Outro ponto alto dessa região. Essa é a ilha menos visitada da América do Sul e foi onde fiquei mais impactada. Um lugar incrível que também merece um post completinho com todas as dicas de como chegar e o que fazer na Isla Mocha (aguardem).
A natureza em Isla Mocha é bruta e chega a emocionar. Durante 2 dias encontrei com cavalos selvagens, árvores de origem pré-históricas e até o mar eu vi pegar fogo num fenômeno causado por escapes de gás metano existentes na ilha. O fenômeno é conhecido por lá como “Fuego en el Mar”.
Para se hospedar na Isla Mocha, recomendo o Lodge Punta del Saco (@lodgepuntadelsaco), uma hospedagem de charme que também oferece a organização de passeios pela Ilha Mocha.
A volta pra casa…
No sétimo dia, depois de uma semana intensa e cheia de paisagens lindas e desafiadoras na Região de BioBío, deixei a Isla Mocha de avião e retornei novamente até Concepcion para voar até Santiago e voltar para casa no Brasil.
Embora pouco conhecida e visitada por brasileiros, recomendo fortemente a Região de BioBío no Chile, onde se vive a natureza sem multidões, com calma e muito contato com o povo local.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (6)
que lugar lindo
Sim, esse lugar é INCRÍVEL!
Deve ser muito legal andar pela Tiroleza em Antuco, uma vista incrivel, adoro lugares assim!
Só de ser frio já amei.
Paraiso congelado. Perfeito!!
Maravilhoso mesmo!