Uma viagem totalmente diferente de todas que eu já tinha realizado e um sonho antigo realizado. O destino? O deserto mais alto e seco do planeta, por isso, se é aventura que você procura, chegou no lugar certo e tenho certeza que não irá se arrepender. Partiu Deserto do Atacama!
O Deserto do Atacama fica ao norte do Chile, fazendo fronteira com a Bolívia e Argentina. Para chegar em San Pedro de Atacama é preciso pegar um vôo para a cidade de Calama, saindo de Santiago. Na saída do aeroporto de Calama você pode comprar seu transfer nos guichês (comprando ida e volta tem desconto), e percorrer um pouco menos que 100km até San Pedro.
A cidade possui muito mais Hostels do que Hotéis, seja qual for a sua opção, tente escolher na região central perto das ruas Caracoles, Toconao e Tocopilla, na volta dos passeios as agências costumam nos deixar por ali. San Pedro de Atacama é agradável com suas ruas de areia, coloridas apenas pelo artesanato local, movimentada por gente do mundo todo e com muitos restaurantes, bares, lojinhas e agências de turismo oferecendo seus passeios.
Preparados para uma experiência com paisagens exóticas, onde faz frio, faz calor e no fim do dia suas roupas estão cheias de areia? Mas, não se preocupe! Ao final deste roteiro de 4 dias pelo Deserto do Atacama, duvido você não ficar morrendo de vontade de embarcar no primeiro avião. Bora lá?
1º Dia – Lagunas e Valles
Reserva Nacional Los Flamencos Laguna de Chaxa
Laguna Altiplanicas Miscanti e Muniques
Valle de La Luna e Vigilante Três Marias
Como chegamos de noite, fechamos nossos passeios ainda no Brasil com um guia que conheci em minha primeira viagem a Santiago e que agora trabalha em San Pedro de Atacama. Confesso que minha preocupação foi não perder um minuto e já acordar partindo para a minha primeira aventura, mas não se preocupe, você pode fechar os seus assim que chegar, no centrinho existem muitas agências oferecendo o serviço.
Mesmo sendo um deserto, o Atacama além de possuir paisagens surpreendentes, de um lado as montanhas dos Andes com vulcões e de outro as lagoas de água salgada, conta também com uma vida selvagem composta por lhamas, alpacas, viscachas, inúmeras espécies de aves e os famosos flamingos que você encontra nas lagoas da Reserva Nacional Los Flamencos.
Ainda no mesmo passeio você vai perder o fôlego com a laguna Miscanti Y Miñiques, nem todas as imagens do mundo são capazes de descrever o que os nossos olhos são capazes de capturar, a guia teve que nos buscar pelo braço, eu não queria mesmo ir embora deste lugar fantástico.
Neste primeiro dia chegamos a 4.200 metros do nível do mar, algumas pessoas se preparam ingerindo chá de folha de coca para não enjoar, eu não achei necessário e não senti nada, a falta de ar ficou somente por conta de tanta beleza mesmo.
Na parte da tarde, partimos para o Valle de La Luna que é formado por rochas de sal, o passeio começa às 16h e se encerra por volta das 19h com o pôr do sol na Pedra do Coiote, vale tentar ser um dos primeiros da fila para uma belíssima foto, infelizmente, não tive essa sorte. O Vale está a 2.500 metros acima do nível do mar, por isso, não estranhe se você se sentir ofegante na caminhada de acesso à grande duna, seu corpo também vai sentir falta de água, por isso, vá preparado, não existem vendedores nos 20 minutos de subida.
2º Dia – Geiser e Dunas
Geyser del Tatio
Valle de La Muerte
Prepare-se pois é preciso acordar muito cedo e quanto mais cedo, mais frio, a temperatura pode chegar a -15 graus, dependendo da época do ano, meia calça, calça, segunda pele, blusas, casaco, touca e cachecol são mais que bem vindos. Os gêiseres se formam quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes, seu vapor pode chegar a 6 metros de altura e atingem até 85ºC. No local, é possível entrar em uma piscina de água quente, então, não esqueça sua toalha e roupa de banho.
Como o passeio para o Geyser é muito cedo, aproveitamos o resto do dia para ir até o Valle de La Muerte de bike, que alugamos facilmente na cidade com direito a um mapinha, é bem fácil de chegar e fica apenas 3km das ruas principais de San Pedro. A paisagem é intercalada por dunas de areia e montanhas, dizem que o vale recebe este nome, porque de tão seco nada nasce ali, em alguns trechos enfrentamos uma areia fofa que dificultou a passagem das bicicletas, mas nada que atrapalhasse o passeio.
O pessoal aproveita para praticar sandboarding nas dunas, se você for adepto, com certeza vale à pena se aventurar. Lá em cima venta muito, por isso vá com óculos escuros para proteger os olhos e preparado para voltar com areia da cabeça aos pés.
3º Dia – Lagoas de água doce e salgada
El Pukará de quitor
Laguna Cejar
Ojos del Salar
Laguna Tebinquince
El Pukará de Quitor foi outro passeio que fizemos de bike, Pukará é uma fortaleza de pedra que está localizada a 3km da cidade e foi proclamada monumento nacional em 1982. Para explorar as ruínas é preciso enfrentar uma subida longa, deixando a bike na entrada, por isso vá com calçado adequado para caminhada, o esforço vale a pena pela vista, onde é possível enxergar o famoso vulcão Licancabur.
Você já pensou em estar em uma lagoa que de tão salgada não te deixa afundar? Esta é mais uma experiência que o Deserto do Atacama tem para oferecer. A Laguna Cejar em si é fechada por causa das formações de sal que podem cortar e machucar, mas bem próximo existe a Laguna de Piedra, com 80% de sal em sua composição, nem mesmo estando com uns quilinhos a mais se consegue afundar nesta lagoa que é mais salgada que o Mar Morto e tem 10 vezes mais sal que a água do mar.
Evite o contato da água com olhos, lábios e cabelo, ao sair poderá notar seu corpo branquinho de sal, mas fiquem tranquilos, o local possui estrutura com chuveiros para lavar o corpo com água doce. Não tem desculpa para deixar de viver algo único em sua vida, não é mesmo?
Ainda neste passeio, conhecemos Los Ojos del Salar, que são dois poços de água doce no meio do deserto. Como isso é possível? Confesso que eu não sei.
A última parada do dia é na Laguna Tebinquinche, um enorme lago de sal com o pôr do sol ao fundo, é de arrancar suspiros… e para melhorar, petiscos com direito a degustação da famosa bebida chilena pisco sour, melhor impossível. Um brinde ao Deserto do Atacama!
4º Dia – Relaxamento total
Termas Puritama
Deixamos as Termas Puritamas para o último dia, depois de tantos passeios cansativos, a intenção era relaxar, já que nosso vôo de volta seria naquela noite (todas choram!). Pudemos nos deliciar com 8 piscinas de águas termais que chegam a 35 graus Celsius e te fazem perder a noção do tempo, pela beleza e pela sensação de relaxamento que a água quentinha proporciona. Foi realmente para fechar a viagem com chave de ouro!
Espero que este post tenha passado um pouquinho do quão maravilhoso é o Deserto do Atacama e possa te ajudar na organização da sua viagem. Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário logo abaixo ou fazer contato direto comigo. Terei o prazer em ajudar.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (35)
Atacama é um sonho. Depois de ler esse post nao vejo a hora de ir pra lá
É verdade Ana Paula, tenho certeza que você vai amar!
Que aventura! Amei as fotos, o texto e as suas dicas Jana! Espero um dia poder trilhar por este caminho e conhecer esses lugares de tirar o fôlego. ;)
Que bom que gostou Tayná. Não tem coisa melhor que viajar né?
Que demais, Jana! Sou doida pra conhecer o Atacama, que lugar fotogênico, né? Amei suas fotos, parabéns pela matéria!
Obrigada Lilian, não deixe de conhecer, vc também vai se apaixonar!
Melhor roteiro, melhor maketeira, melhores dicas! Parabéns pela matéria!
Obrigada queridona, aguarde que logo terá mais!
Muito 10 essa reportagem, um dia tb vou pra lá conhecer e por em prática essas dicas, parabéns Janaína...
Obrigadaaaa! Quero ver você indo pra lá mesmo.
Adorei a matéria, está na lista de viagem para 2017 e me deixou mais ansiosa para conhecer.
Jana, parabéns pela matéria!
Jura que está querendo ir? Tenho certeza que você vai adorar! Obrigada ;)
Q show, o Atacama nunca tinha passado pela minha cabeça, agora, graças à esse artigo, está na minha wish list, parabéns ao blog!!!!
Ah pode colocar na sua wish list que você não vai se arrepender mesmo. Obrigada!
Eu já tinha vontade de conhecer o Atacama , agora fiquei doida por está viagem . Adorei a matéria e as fotos ! Beijos
Que bom que gostou! Sou suspeita para falar, mas vale muito a pena conhecer mesmo, ainda mais com um roteiro todo pronto agora hein... rs.
Parabêns pela matéria Janaína e muito lindo o lugar. Com certeza um roteiro para se explorar e conheçer e pelo visto se maravilhar!!!!
Obrigada :)
Não tem como não ficar encantada, é ver pra crer!
Matéria que realmente da vontade de pegar o primeiro avião rumo ao Atacama.
Cobtinue nos dando dicas de aventuras e lugares lindos para visitar.
Com certeza! Em breve mais dicas pra inspirar todo mundo :)