Londres, na Inglaterra, conta com um sistema de transporte público que facilita muito a vida do viajante. A rede de metrô é imensa, com 270 estações na região metropolitana e os ônibus por todas as partes. Assim, fica fácil visitar a pé os museus, parques, palácios e outros pontos turísticos próximos ao Rio Tâmisa. E o melhor de tudo é que boa parte dessas atrações é gratuita.
O Rota de Férias (https://rotadeferias.com.br), parceiro do Trilhas e Aventuras, viajou à Terra da Rainha para viver de perto as experiências mais legais de Londres. No roteiro abaixo é possível conferir uma programação completa para se dar bem com as melhores dicas para 5 dias de viagem em Londres.
Organize aqui a sua Viagem para Londres
+ Guia de Londres: Roteiro completo de 3 a 7 dias
+ Encontre Hotéis em Londres, até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro em Londres em até 12x e sem IOF
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações em Londres
O que fazer em Londres em 5 dias
1º dia: Palácio de Buckingham e Hyde Park (veja o mapa)
Comece o dia pegando o metrô londrino em qualquer lugar que você esteja e descendo na estação Charing Cross Road, na Trafalgar Square. Caminhe pela Whitehall Ave no sentido do parlamento até chegar ao Palácio de Westminster. O icônico Big Ben estará no caminho, mas vale a pena segurar a tentação de perder muito tempo diante do grande relógio no primeiro dia de passeio e seguir para o St. James Park. Mesmo porque você certamente voltará para essa área.
Ao atravessar o parque, o viajante dá de cara com o Palácio de Buckingham. O ideal é se programar para chegar ao local por volta das 11h, quando ocorre a troca da guarda. Depois de ver os famosos guardas britânicos em ação, aproveite para visitar os State Rooms do palácio (eles ficam abertos apenas durante o verão londrino).
Faça o caminho de volta pelo Green Park, vizinho do St. James Park. Do outro lado da avenida está o Hyde Park, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Ali, é possível conhecer o Diana Memorial Playground e o Kensington Palace.
Feche o dia com um passeio por Notting Hill no final da tarde. Além de ser um charme, o local conta com restaurantes especializados em gastronomias de diversas partes do mundo. Uma das paradas obrigatórias é a Notting Hill Bookshop, livraria que ganhou fama graças ao filme Um Lugar Chamado Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant.
2º dia: Big Ben, London Eye e London Bridge (veja o mapa)
Siga de metrô até a estação Westminster e desembarque bem ao lado do Big Ben. Depois de observar todos os detalhes do relógio do parlamento, fotografe a linda Abadia de Westminster, onde muitos príncipes e reis britânicos se casaram, cruze a Westminster Bridge e faça uma parada na roda gigante London Eye.
Com calma, faça o longo caminho pelo Southbank, às margens do Rio Tâmisa, até alcançar a London Bridge. A bateção de perna não acaba mais, mas o percurso é bem agradável. Dá para observar, por exemplo, a Millennium Bridge e a St. Paul’ Cathedral. Aproveite também para visitar o Borough Market, que serve ótimas comidinhas de rua, e a Tower of London, castelo que ostenta alguns dos mais belos tesouros da realeza inglesa.
Depois, siga para o British Museum. A melhor forma de chegar é pegando o metrô e descendo na estação Russel Square. Já durante a noite, vá ao Covent Garden, antigo mercado cercado por pubs bacanas e bons restaurantes.
3º dia: Oxford Street e Soho (veja o mapa)
Comece o dia passeando pela Oxford Street, rua de compras mais famosa de Londres. Caminhe pela Regent Street na direção de Oxford Circus e pare na Saville Row. O local é conhecido por abrigar alguns dos alfaiates mais sofisticados do planeta.
A próxima parada do roteiro é o Soho, bairro que reúne teatros, boates e cafés bacanas. Almoce por lá e siga para a Leicester Square, onde se concentra o burburinho do pedaço. Depois, vá à Trafalgar Square e conheça a National Gallery, um dos melhores museus londrinos.
Para fechar o dia em alto estilo, coma e tome cerveja em um dos pubs de Covent Garden. Se não estiver no clima para passar a noite em um bar, opte por um dos musicais apresentados no Soho.
4º dia: Abbey Road e Camden Town (veja o mapa)
Logo pela manhã, pegue o metrô em direção à estação St. John’s Wood para conhecer a famosa faixa de pedestres que aparece na capa do disco Abbey Road, lançado em 1969 pelos Beatles. O local fica em frente ao Abbey Road Studios. Vale a pena caminhar pelo bairro e observar os detalhes da vizinhança – Sir. Paul McCartney é um dos ilustres moradores da região (vive na 7 Cavendish Avenue).
A partir daí, uma das opções é andar até o Regent’s Park, que abriga o London Zoo. Outra é pegar um ônibus em direção à descolada Camden Town. A região do norte de Londres promove uma feira especial aos finais de semana. É o local certo para achar vinis, itens decorativos e boas roupas de segunda mão.
Estique o passeio para o mercado Camden Lock, que fica às margens do canal. Depois, termine o dia no pub The Hawley Arms, um dos locais em que a cantora Amy Winehouse era vista frequentemente na região.
5º dia: Kew Gardens e Harrods (veja o mapa)
O último dia começa com uma viagem de metrô até o famoso jardim botânico de Kew Gardens. Vale a pena se programar direitinho, pois o trajeto dura aproximadamente uma hora. A espera vale a pena, pois os jardins são maravilhosos. De quebra, ainda dá para almoçar no local ou fazer um piquenique em meio aos belos cenários naturais.
Se o clima estiver muito frio e chuvoso, vale a pena considerar trocar a visita ao jardim por um tour pelos museus de Londres. Os dois melhores são o Natural History Museum e o Victoria & Albert Museum. Para conhecê-los, basta descer na estação South Kensington.
Passeie pelas elegantes ruas de Chelsea e Sloane Square. Depois, faça uma parada na Harrods, loja de departamento cheia de estilo e variedades. Ainda na loja, encerre sua visita à capital britânica tomando um típico chá inglês no fim da tarde.
Hotéis onde ficar em Londres
– The Dorchester
Um dos hotéis mais elegantes da Europa, tem um famoso chá da tarde.
– The Bailey’s Hotel London
Fica próximo do Hyde Park e das elegantes ruas do lado oeste da cidade.
– YHA London Central
É o albergue da juventude mais movimentado da cidade. Reserve com muita antecedência.
Restaurantes onde comer em Londres
– Gordon Ramsay
É a principal casa do chef Ramsay, com três estrelas no Guia Michelin. Muito disputada e cara.
– Gastronhome
Pequeno, com chef criativo, vive lotado. É bom fazer reserva. Fica no sul da cidade.
– Le Mercury
Bistrô francês delicioso em uma rua cheia de surpresas, próxima da estação Angel, frequentada só por locais.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.