Melbourne, repetidamente a melhor cidade australiana para se viver

Twelve Apostles (Doze Apóstolos) - Foto Henrique Mallmann





Nossa viagem para a Austrália surgiu de mansinho, com um convite para participar de um casamento em uma cidade distante uma hora e meia da metrópole Melbourne, capital do estado de Victoria – dividida pelo Rio Yarra e banhada pelo mar. Mas até então o que se imaginava e sonhava era conhecer Sydney e cidades diversas (o que realizamos), deixando Melbourne em segundo plano. Foi a partir da compra da passagem para essa cidade que o coração começou a bater mais forte.

Hoje considerada a segunda maior cidade australiana, ela vem despontando seguidamente como a melhor ou uma das melhores cidades em todo o mundo para se viver. E isso se dá pela incrível qualidade de vida proporcionada a seus cidadãos, que desfrutam de segurança, locais estruturados e convidativos para a prática de esportes ou simples descanso, cultura e um jeito leve de viver.

Guia de Destinos: Austrália

Onde ficar em Melbourne: melhores hotéis

Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo

Alugue um carro na Austrália e faça seu próprio roteiro

Federation Square, principal ponto turístico de Melbourne

A sensação que se tem é que a cidade foi estruturada para ser conhecida a pé, pois é caminhando por suas ruas planas que podemos, sem cansar, admirar os bondinhos e as charretes puxadas por cavalos (trazendo uma sensação de nostalgia em meio a prédios e veículos modernos), a arquitetura vitoriana e os diversos parques muito bem cuidados e arborizados.

O que fazer em Melbourne

É no centro da cidade que os principais pontos turísticos e a vida noturna estão localizados, enriquecidos pela chamadas laneways, que são vielas e becos que antigamente eram mal vistos e hoje são considerados símbolos da mudança da cidade, trazendo alegria com as pinturas em suas paredes e restaurantes/bares que as complementam.

Para nós um dos pontos mais incríveis é a famosa Federation Square, a principal praça da cidade, que possui um telão enorme para divertir quem por lá passa, estando próxima do Australian Centre for the Moving Image (museu nacional do filme, vídeo games, cultura digital e arte), da Flinders Street Station (antiga estação de trens), Hosier Lane (ruela mais famosa de Melbourne), da St. Paul’s Cathedral e também do bairro Chinatown.

Arte de rua em Melbourne
Federation Square - Melbourne

Para quem gosta de experimentar a culinária local e se divertir com música e produtos artesanais uma visita ao Queen Victoria Market é uma opção imperdível. O local foi construído em 1878 e geralmente está lotado por pessoas que se deliciam por entre suas barraquinhas de comida, ficando ainda mais agradável esse passeio após um dia intenso desbravando a cidade.

Outra atividade que nos encantou foi passear por Southbank, calçadão ao longo do rio Yarra, pois, além de o lugar ser ótimo para escolher um bom restaurante, a vista da cidade se transforma em um misto de sensações, incluindo suas pontes, movimento frenético de turistas e trabalhadores e de gente visitando o observatório do Eureka Skydeck, um mirante com vista panorâmica de Melbourne. É por esta região que também estão o Memorial e o Museu dedicados aos soldados que participaram da Primeira Guerra (Shrine of Remembrance) e a Galeria de Arte de Victoria.

Mesmo com todas estas opções você ainda poderá ter o prazer de curtir muitas atividades culturais e esportivas que são inseridas na programação da cidade durante todo o ano, como por exemplo, o campeonato Australia Open e a Fórmula 1, além de curtir as praias de St. Kilda (onde o pôr-do-sol é um espetáculo à parte) e Brighton Beach (famosa pelas casas coloridas na areia).

Uma das diversas passarelas pelo Rio Yarra
Rio Yarra e a região de Southbank
Flinders Street Station
Queen Victoria Market

Não podemos deixar de destacar que quem visita o estado de Victoria deve fazer o possível para conhecer a famosa Great Ocean Road (passeio de um ou dois dias), uma estrada que beira o mar acompanhada de paisagens incríveis, como as doze formações rochosas de até 50 metros de altura conhecidas como Twelve Apostles ou 12 Apóstolos.

Algumas informações relevantes:

  • Para quem pretende curtir uma viagem com temperaturas amenas a melhor opção é entre a primavera e o outono, pois a região possui estações muito bem definidas (inverno faz bastante frio e o verão é, por vezes, escaldante);
  • Quem chega na cidade pelo aeroporto Tullaramine e pretende economizar com transporte a melhor opção para se deslocar até o centro é utilizar o Skybus, ônibus que faz trajetos exclusivos entre o aeroporto de Melbourne e a estação de Southern Cross, no centro da cidade. O ônibus é executivo e funciona 24h por dia, sendo que em momentos de grande movimento as saídas ocorrem a cada 10 minutos (há desconto para quem compra os tickets para ida e volta);
  • Chegando à estação Southern Cross você pode se deslocar para seu destino de táxi, trem, ônibus ou Uber;
  • Trem: é uma boa opção para quem não tem pressa, pois eles não são tão rápidos como em outras cidades, mas pelo seu custo benefício e conforto valem a pena;
  • Hospedagem: opções de hotéis, hostels e Airbnb não faltam. Nós ficamos hospedados no Nova Stargate Hotel, mas você poderá fazer sua reserva pelo com acessando aqui.
Skyline de Melbourne

Roteiro de 3 dias em Melbourne

Para quem pretende ficar por pelo menos 3 dias em Melbourne sugerimos um roteiro prático pra curtir todas as nossas dicas. Veja aqui o que fazer em Melbourne em 3 dias.

1º dia: Comece a visita pelo centro da cidade, por onde passa o trem e há uma grande variedade de lojas. Caminhe com tranquilidade pela Chinatown, pelas laneways (incluindo a Hosier Lane) e Federation Square (por onde você poderá aproveitar para conhecer o Australian Centre for the Moving Image, Flinders Street Station e a St. Paul’s Cathedral).

Ao cruzar o rio Yarra você terá uma vista muito bacana da região de Southbank, onde poderá caminhar pelos calçadões, escolher um bom restaurante para relaxar e também visitar o Eureka Skydeck (ao final da tarde também é uma boa opção).

Sobrando tempo curta um dos lindos parques da cidade e visite o Memorial da 1ª Guerra, a galeria de arte e também o AAMI Stadium (primeiro grande estádio retangular de Melbourne). Para jantar uma boa opção é o restaurante de comida asiática que está localizado no Crown Casino.

2º dia: Tire o dia para relaxar e conhecer as praias de St. Kilda e Brighton Beach. Ao final da tarde visite o Queen Victoria Market para apreciar a cultura e culinária locais.

3º dia: Passeio pela Great Ocean Road (havendo previsão de chuva para algum dia escolha aquele que estiver com menor probabilidade). Alugue um carro em Melbourne e faça esse roteiro. Você não irá se arrepender.

Melbourne é uma cidade inesquecível. Ah, se a gente pudesse descrever as nossas sensações vividas em uma viagem seria tudo muito mais gostoso do que já é. Mas já que isso não é possível deixamos aqui as nossas dicas do que fazer em Melbourne e desejo de que vocês curtam esse e todos os outros destinos que estão por vir!

Os contrastes de Melbourne
O lado histórico de Melbourne

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Tiago Imperatori: Tiago Imperatori é um cara brincalhão, sempre de bem com a vida e com uma vontade enorme de conhecer tudo e todos. Advogado, mochileiro, viajante, apaixonado por fotografia e pelo mundo. Siga-o no IG: @imperatoriwanderlust

Ver Comentários (2)

Posts Relacionados