in ,

Saiba mais sobre Aiuruoca – MG

Nome de origem tupi, que significa casa dos papagaios, tem sua origem em princípios do séc. XVIII, quando um paulista de Taubaté, João Siqueira Afonso, atravessou a Serra da Mantiqueira, descobriu as minas de Sumidouro e Guarapiranga e, impulsionado pela ambição, seguiu até a serra dos Papagaios. Fundou, por volta de 1706, o arraial de Aiuruoca, junto às minas de mesmo nome, atraindo exploradores portugueses e paulistas.

A Vila de Aiuruoca, passou à categoria de cidade com seu território desmembrado de Baependi em 1868. Quando o ouro se esgotou, o povoado começou a se dedicar à criação de gado leiteiro e à agricultura. Tendo como pano de fundo a serra dos Papagaios, onde se encontra a estação ecológica de mesmo nome, Aiuruoca é uma cidade privilegiada pela beleza natural.

Procure pousadas com até 70% de desconto em Aiuruoca

Veja o que fazer em Aiuruoca

Alugue um carro para ir a Aiuruoca

História

Quando Bento Pereira de Sousa Coutinho, escrevendo em 29 de julho de 1694 ao Governo-Geral do Brasil, referindo-se ao itinerário das bandeiras paulistas em Minas Gerais, falou do Rio Grande cujas cabeceiras estavam no penedo dos Juruocas (Papagaio de encontro vermelho). Era a primeira vez que o nome de Aiuruoca, então na sua primitiva forma, aparecia na história. Mas somente no início do século XVII seria realizada uma efetiva ocupação da terra. Foi então que João Siqueira Afonso, de Taubaté, transpôs a Serra da Mantiqueira e entrou no território mineiro.

Descobriu em 1702 as minas do Sumidouro, 1704 as de Guarapiranga, atual Piranga; impulsionado pela sua ambição, seguiu pelo Rio Grande até a Serra do Papagaio, pouco adiante, fundando o arraial de Aiuruoca, junto às minas do mesmo nome, por volta do ano de 1706.

Como não podia deixar de acontecer, as notícias de ouro atraíram para a região inúmeros exploradores, paulistas e portugueses. Por volta de 1744 por ali passou também o paulista Simão da Cunha Gago que fez erigir uma capela dedicada à Nossa Senhora, conforme reza a lenda.

A agricultura da região já interessara, desde 1717, à coroa portuguesa, que para incentivá-la, passara a Dom Brás Baltazar da Silveira uma carta de sesmaria, sobre terras da região. A progressiva escassez do ouro veio torná-la uma necessidade à vida econômica da região. Alguns dos garimpeiros e faiscadores abandonaram a região, ao passo que outros ali se fixavam, então definitivamente, dedicados quer à agricultura, quer à criação do gado. Esta estrutura agropecuária da economia da região perdura ainda em nossos dias, observada evidentemente a existência de novas técnicas que o progresso introduziu nessa atividade.

Localização do Município

Com 707 km2, Aiuruoca está situada na Zona Sul do Estado de Minas Gerais. A sede, situada a 980 m da altitude, tem como coordenadas geográficas 21°58’30” de latitude sul e 44°36’10” de longitude W.Gr. Dista em rumo S.S.O. 239 km da capital do Estado e por rodovia dista 479. Apresenta as seguintes temperaturas médias: das máximas: 30°C, das mínimas: -3°C, compensada: 20°C. É de 2100 mm a precipitação pluviométrica anual. O ponto mais alto do município se encontra na Serra do Papagaio, no local denominado Retiro dos Pedros, e é denominado pico da Bandeira. Aiuruoca fica à 45 km de Caxambu, famosa estância hidromineral do Sul de Minas.

É em Aiuruoca que se encontra o Bairro Matutu, um dos mais conhecidos lugares do município, que dista alguns km da cidade de Aiuruoca. Apesar do Bairro do Matutu ser o mais conhecido lugar, Aiuruoca reserva outros lugares ainda mais lindos que devem ser visitados e conhecidos, como o Retiro dos Pedros, Cachoeira dos Garcias, entre outros.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA

Mapas de Aiuruoca – MG