Saiba mais sobre Bonito – MS





Bonito é o encontro com a natureza plena, aliado à experiências únicas, não só por ter as águas mais transparentes do mundo em seus rios, cachoeiras e grutas, mas, por colocar as pessoas frente a frente com a magia da vida. E foi lá que vivemos um delicioso Tour da Experiência proporcionados pela agência de turismo Bonito Way.

Bonito seria uma pacata cidadezinha do interior se, em meados dos anos 70, o peão de uma fazenda não tivesse descoberto um buraco no chão. Dentro do buraco de 72 metros de profundidade – batizado de abismo Anhumas – havia um imenso lago de águas cristalinas tomado por estalactites. Aos poucos, o tal buraco, a encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e repletos de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística, tornando a região, na década de 90, uma espécie de Disney ecológica. Cavernas e quedas d´água transformaram-se em pano de fundo para a prática do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejadas e circuitos de arvorismo; e os rios – verdadeiros aquários naturais graças ao calcário das rochas que contornam os leitos – viraram cenários para mergulhos autônomos e livres. E assim deverá continuar para sempre.

Situada na região da Serra da Bodoquena, sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, distante 330 km da capital Campo Grande, encontra-se Bonito. Com população estimada pelo IBGE em 2003 de 18.000 habitantes, Bonito seria uma típica cidade de interior a não ser por um detalhe. Distribuídos ao redor da cidade, em um raio de apenas 50 km, estão vários rios de água cristalina que fazem deste município, um dos melhores destinos de ecoturismo de todo o país. Desde o início dos anos 90 Bonito tem se preparado para esta missão, a de atender o visitante, com qualidade equivalente à beleza de seus atrativos.

Em meio a uma região de cerrado, à altitude média de 350 m do nível do mar, a paisagem é composta por pequenos morros recobertos de mata muito densa e permeada por pastagens onde se vê outra das principais fontes de economia da região, a pecuária de corte.

Os atrativos para o visitante estão em fazendas, a grande maioria particulares, onde os proprietários investem alto na infraestrutura de atendimento e visitação. Estes passeios são organizados pelas agências de turismo local e sempre acompanhados por um Guia de Turismo credenciado pela Embratur.

A consciência ecológica vinda da necessidade de preservação destas belezas naturais é percebida na forma como se maneja o turismo. Existe um número limitado de pessoas em quase todos os atrativos e os horários são controlados de modo que os grupos fiquem dispersos ao longo do dia, isto contribui com a segurança e conforto do visitante.

As atividades em Bonito são diversificadas e atendem a todo tipo de público, tanto aos adeptos de aventura quanto aqueles que preferem a visitação contemplativa. Os passeios se dividem da seguinte forma:

Flutuação – Utilizando máscara e “snorkel” o cliente desce pelos rios observando a fauna e flora subaquáticas.

Cachoeiras – Por meio de trilhas é possível visitar várias cachoeiras onde se pode nadar ou apenas contemplar a paisagem.

Grutas – Exemplo de visitação contemplativa algumas grutas estão abertas ao turismo.

Cavalgada – Existem algumas opções para cavalgadas curtas em torno 2 horas.

Bote – Os passeios de Bote inflável pelo Rio Formoso são bastante tranqüilos e não são considerados “rafting”.

Rapel – Os passeios de rapel podem ser feitos em caverna ou a partir de plataformas e são considerados passeios radicais.

Arvorismo – São trilhas de obstáculos com cordas passando pelo alto das árvores com dificuldade técnicas variadas.

Mergulho – São atividades com equipamento de mergulho autônomo (cilindro) que podem ser feitas nos rios e lagos da região.

Balneários – São áreas de lazer para banhistas e pessoas que querem relaxar ou tomar banhos de sol.

A inauguração do aeroporto e a construção de um moderno centro de convenções em 2006 coloca Bonito no roteiro dos grandes eventos. Para o turista estrangeiro é cada vez maior o número de profissionais e guias que falam inglês.

Salas de acesso à internet e telefonia móvel são alguns dos serviços disponíveis. Bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes atendem ao visitante com ótimas opções. Na cidade tem o banco do Brasil e Bradesco, que funcionam até ás 21:00 horas.

O clima quente durante todo o ano, surpreende os desavisados nos meses de junho e julho, com dias que fazem esquecer que se está no centro oeste. Porém o calor humano e a hospitalidade do povo sul-matogrossense compensam qualquer adversidade climática.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.