Brotas é uma cidade de quase 160 anos que floresceu na fase áurea do café e com a crise do mesmo decaiu. Ela possui uma área de 106.200 hectares, tem 18.000 habitantes. Sua economia baseia-se na agropecuária.
Sua vegetação se compõe de cerrado e mata de planalto que é uma variação da mata atlântica. Sua fauna é constituída por aves como: marreco, tico-tico, periquito, seriema, tuim, gavião, anu preto, entre outros. E também por espécies bem típicas como: tatu-galinha, veado, gambá, capivara, e o já ameaçado de extinção: lobo guará.
O Rio Jacaré Pepira, que cruza a cidade pertence à bacia do Rio Tietê e ocupa uma área de 2.612 Km², nasce na divisa entre São Pedro e Brotas, na Serra de Itaqueri numa altura de 960 m e após um trecho de 174 Km formando cachoeiras e várzeas exuberantes, deságua no rio Tietê a aproximadamente 400 m de altitude no município de Ibitinga (notem a diferença de nível entre a nascente e a foz), passa pelos municípios de Brotas, Bocaina, Ribeirão Bonito, Bariri, Boa Esperança do Sul, Dourado, Jaú, Dois Córregos e Itaju. O município é muito rico em recurso hídricos. Possui muitos rios, ribeirões e nascentes, sendo esse um fator que possivelmente tenha contribuído para a escolha do nome da cidade.
Histórico da Cidade
Por volta de 1839, foi construída uma capela, onde é atualmente a Igreja de Santa Cruz, dando origem à primitiva povoação local. O território, inicialmente, pertencia a sesmaria da região de Araraquara e era cortado pelas trilhas de expansão de Minas para o interior do Estado.
Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1.858 e cidade em 1.859. O aniversário da cidade é comemorado no dia 03 de maio, por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz.
A origem do nome BROTAS tem quatro hipóteses: Brotas de olho/brotas d’água; brotas de broto de capim/mato que brotava após pousadas dos trilheiros, Brotas como derivativo de “bolotas”, bolos característicos fabricados no lugar. A quarta e mais provável vem das origens da fundadoras de Brotas. Sendo dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos devotos de Nossa Senhora das Brotas, em Portugal, teria prestado homenagem à santa, dando seu nome à cidade. Na capela de Santa Cruz existe uma imagem, do século XIX, da referida Santa. Brotas teve sua fase de melhor desenvolvimento nas décadas de vinte e trinta, época de expansão do café para o interior paulista.
Atualmente, o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola. Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município: cachoeiras, matas preservadas, serras e rios, a economia turística, com base no ecoturismo, turismo de aventura e no turismo rural tem se tornado outra atividade de destaque e importância para a economia local.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Um comentário
Deixe um comentárioOne Ping
Pingback:Klaryan.com » Arquivo 3 lugares para conhecer no estado de SP - Klaryan.com