O Jalapão possui uma paisagem cinematográfica, repleta de cachoeiras, riachos e lagoas, tudo isto pontuado por dunas de areia fina e avermelhada, no meio da vegetação do cerrado. É, sem dúvida, um cenário perfeito para o turismo de aventura e para desportos como rafting, canoagem e práticas verticais.
É um lugar ao mesmo tempo atraente e rústico, pronto para ser conquistado. O seu nome nasceu de um hábito muito comum na região. Jalapa-do-Brasil é uma planta nativa utilizada para curar males do estômago. Como tem um sabor amargo, os habitantes costumam ingeri-la com um pedaço de pão. Daí a justaposição: jalapa-pão.
De qualquer forma, Jalapão impressiona pela grandeza: ocupa cerca de 20% do território do Estado de Tocantins. Chapadões de arenito, que alcançam mil metros de altura, dominam a paisagem. Aqui, dizem, o mar virou sertão.
Apesar de ostentar o título de deserto, a fauna movimenta-se no local: lobo-guará, veado-campeiro, ema, tamanduá-bandeira, onça-pintada e outras espécies da região embrenham-se na vegetação típica do cerrado para fugir do sol inclemente, que acentua o clima seco, com temperaturas sempre em torno dos 30ºC. A maior surpresa de quem se aventura aqui é constatar a abundância de rios perenes, com águas transparentes e ainda puras.
Parque Estadual do Jalapão
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001, abrange uma área de quase 150 mil hectares, sendo o maior parque estadual do estado de Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas.
Sua posição estratégica possui continuidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A região é considerada uma das maiores atrações turísticas do estado do Tocantins.
Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo , Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.
Lá se encontra a comunidade dos Mumbucas – ex-escravos fugidos da Bahia. Não deixe de fazer as compras das lembrancinhas pros amigos por lá.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.