Um dos destinos mais cobiçados da Costa do Dendê, a cosmopolita Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador. Para chegar lá é preciso pegar um catamarã ou um avião na capital baiana, ou então, ir de carro ou ônibus até Valença e dali seguir em um barco ou uma lancha. A logística não é das mais simples, mas a aventura compensa.
Morro tem apenas quatro praias e duas ruas principais – de areia, diga-se de passagem – mas tem lugar para todo mundo, literalmente. Jovens mochileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Holanda, Israel, Itália, França, Alemanha, etc… desembarcam no minúsculo porto em busca da agitada noite da vila. Mas também chegam casais e famílias que procuram e encontram sossego. Sim, o povoado é pequeno, mas tem áreas bem definidas. Do centrinho (apinhado de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa) à Segunda Praia – as praias não são identificadas por nomes, mas por ordem numérica – é território do burburinho. Nas Terceira e Quarta, a tranquilidade reina absoluta. Nestas duas, aliás, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho.
O estilo pitoresco é reforçado ainda pela proibição do tráfego de automóveis na ilha – mas os pés não são os únicos meios de transporte. Tratores levam os turistas até às pousadas ou aos pontos turísticos por uma estrada de terra paralela à praia. As caminhadas, entretanto, continuam sendo as melhores maneiras de desbravar a ilha e conhecer seus encantos, entre eles, o forte – ponto de encontro na hora do pôr-do-sol – e o farol, que descortina uma das mais espetaculares vistas de Morro de São Paulo.
Vida Noturna
A melhor receita para curtir a vida noturna de Morro de São Paulo é dar uma cochilada antes do agito. Até meia-noite, o movimento rola apenas nos restaurantes da vila. É só depois das doze badaladas que o burburinho começa pra valer, com os luaus na Segunda praia.
Nas noites de quarta-feira a balada muda de cenário e acontece no Teatro do Morro, um espaço no meio de um bosque, no topo de uma colina. São cerca de vinte minutos de caminhada a partir da vila, incluindo aí uma escadaria de 184 degraus e uma trilha íngreme – o caminho, ao menos, é iluminado. No democrático teatro tem espaço para as mais diversas manifestações artísticas. O palco fica à disposição para quem quiser mostrar seu talento. A grande atração é a jam session que reúne nativos, moradores e turistas, que vão chegando com seus instrumentos e em pouco tempo colocam todo mundo para dançar.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.