Como prometido no post com dicas do que fazer em Cusco, vou contar agora sobre um passeio pouco procurado por quem está na cidade, mas que alcançou o primeiro lugar na minha lista de preferidos no Peru. É possível fazer um lindo passeio de bicicleta em Cusco que vai te levar para conhecer as Salinas de Maras e Moray.
A pequena cidade de Maras, a 40km de Cusco, abriga os imponentes terraços agrícolas de Moray e as Salineras que produzem o sal até hoje de forma tradicional e garante o sustento de dezenas de famílias do vilarejo. O centrinho da cidade é calmo, pequeno e bom para uma pausa no passeio. Moray está a 8km do centro, enquanto as Salinas ficam a 7km.
Como chegar em Maras e Moray de Bicicleta
O tour de Maras e Moray começa de manhã e geralmente termina com o almoço por volta de 14hs. É vendido em todas as agências de Cusco e pode ser feito em vans ou ônibus, que é a opção da grande maioria, ou em quadriciclos, bicicletas e a pé para quem gosta de mais aventura.
O guia te busca e deixa no hotel, e na maioria dos passeios o valor dos ingressos de cada atração, o almoço e os transportes (quadriciclo, bike e van) estão inclusos. O que é muito bom!
Passeio de Bike até as Salinas de Maras e Moray
Sempre que existe a opção de passeio de bike nas minhas viagens, esse tende a ser a minha escolha. O tour de bike para as Salinas de Maras e Moray me conquistou.
Em Moray pude aprender sobre conhecimentos agrícolas Incas de 1430 nos terraços que são objetos de estudos por conta do avanço atingido nas plantações não superados ou igualados até hoje. Nas Salineras andei por poças de represamento de água que após sua evaporação deixam uma enorme quantidade de sal que é extraído de forma tradicional e comercializado por cerca de 200 famílias. São mais de 3000 poças com mais de 2000 anos de existência.
O passeio até as Salinas de Maras e Moray começa às 7:30h da manhã em Cusco, quando uma van te busca no hotel já com todas as bikes e equipamentos de segurança prontos. Dirigimos por volta de 1hr até o vilarejo de Cruzpata, com 3050m de altitude, onde começamos a pedalar de fato.
Às 9hr já estava devidamente equipada e por 1:30h pedalei por paisagens lindas no Peru, em grande parte reta com pequenas subidas até chegar em Moray (3550m), a primeira parada famosa do tour.
O caminho é fácil, mas como estava a mais de 3000m de altura, qualquer subida parecia um morro. Fiquei bem mais cansada do que o caminho parecia indicar. Não cheguei a precisar descer e empurrar, mas foi por pouco. Foi o trecho em que achei as vistas mais bonitas.
Depois de conhecer, fotografar e aprender mais sobre Moray com o nosso guia, seguimos mais 40 min de bike até o povoado de Maras e nesse trajeto já começa o downhill (descida por trilhas) do passeio, mas ainda de forma tranquila. No centrinho de Maras é possível descansar, conferir se as bikes estão ok, comer algo e seguir viagem.
A partir daí começa a diversão e aventura. São apenas 25min até as Salinas de Maras (3300m), mas a descida é forte e controlar a bicicleta fica mais difícil. A trilha é acidentada, com muitos buracos e pedras. Se você não está acostumado pode ter alguma dificuldade, mas logo pega o jeito, percebe que frear o tempo todo não dá muito certo e aceita que descer mais rápido pode ser mais fácil e mais divertido do que imagina.
Outra parada para fotos e explicações nas Salinas de Maras e terminei o trajeto de bike com os últimos 20min até o local em que almoçaria. Esse é o trecho mais complicado, onde derrapei algumas vezes, mas não cheguei a cair.
Esse é um passeio que exige um certo conhecimento em tours de bicicleta principalmente por conta do trecho final. Não é tão difícil e você pode fazer no seu ritmo descendo da bike e empurrando quantas vezes quiser se precisar. Se estiver acostumado a pedalar na sua cidade ou estradas de terra, poderá fazer sem maiores preocupações.
Após um almoço buffet num restaurante ótimo, já com as bikes guardadas, seguimos por 40min na Van até a região do Vale Sagrado, onde fica o Museu Inkariy.
Esse museu é uma ótima opção para um passeio a tarde, pois conta sobre civilizações peruanas pré-hispânica de uma forma interativa com reprodução de figuras humanas em tamanho real. Você consegue conhecê-lo em cerca de uma hora e ficará impressionado com a quantidade de outras culturas que formaram o Peru, além da Inca.
LEIA MINHAS OUTRAS MATÉRIAS TAMBÉM
Roteiro de 5 dias de trekking até Choquequirao
Gostou dessa forma alternativa de conhecer os Terraços de Moray e as Salinas de Maras? Conta para a gente se você já fez o passeio de Bike até as Salinas de Maras e Moray ou se encararia o desafio. Topa?
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (7)
Olá, muito legal esse passeio, sempre que posso também procuro andar de bike nas minhas viagens. Qual foi a empresa contratada e o custo dela? Desde já, agradeço.
Oi Fernando, bike é sempre uma boa opção né ?
Fiz o passeio com a Chaski Adventure e o valor fica em torno de 100 dólares.
Vlw pelas dicas. Estou começando a pedalar e planejo viajar ao Peru um dia. Bom saber que oferece esses serviços de aluguel de bike !
O Peru tem regiões lindas para um bom pedal. Com certeza você irá curtir. Obrigada pela visita ;-)
Obrigada pela dica! Procuraremos fazer, deve ser muuuuito legal!
Recomendo Anita... é um passeio muito bonito!
Gostei muito da ideia. Por favor, qual o horário que a van retornou a Cusco?