Vamos falar sobre a queridinha do Brasil, a Cachoeira Santa Bárbara! Sabe aquela foto que algum amigo te marca nas redes sociais de um destino paradisíaco? A Santa Bárbara é uma dessas cachoeiras que você olha uma foto e da vontade de se teletransportar para aquele lugar. E sabe quando você chega no destino e percebe que a realidade é ainda bem melhor do que a expectativa?! Então vamos começar a planejar essa viagem? Sim!!!!
Antes de falar só sobre Santa Bárbara vale ressaltar que a região inteira de Cavalcante e Alto Paraíso é rodeado de belezas naturais, vale reservar uma semana inteirinha pra conhecer a região toda.
Como eu moro em Brasília, comecei a programar a viagem com uns amigos que ainda não conheciam a Chapada dos Veadeiros, nós fomos de carro para lá. Primeira dica: de preferência para carros altos e/ou 4×4. ( A maior parte das trilhas não é asfaltada e isso demanda muito da suspensão dos carros. Como fomos em 6 pessoas preferimos alugar uma casa pelo Airbnb, e decidimos ficar em Alto Paraíso, um vilarejo super charmosinho na Chapada dos Veadeiros.
O vilarejo fica distante 100 Km de Cavalcante, onde está localizada a Santa Bárbara. Começamos a nossa aventura acordando cedo, às 6h da manhã. Mesmo assim só chegamos na cachoeira às 10h30, por isso se você optar pra ir pra Santa Bárbara e não quiser ficar hospedado próximo a Cavalcante se planeje pra sair cedinho de Alto Paraíso. Como eu disse a distância de uma cidade a outra é de 100 Km, mais 26Km até chegar a comunidade Kalunga mais 1Km de trilha a pé até chegar a cachoeira. Outra opção pra quem se hospeda em Alto Paraíso é contratar algum guia que te leve de carro até Cavalcante e já é credenciado pelo CAT.
Se o seu objetivo principal é conhecer só essa cachoeira o ideal é ficar hospedado em Cavalcante. Nunca me hospedei lá porém sei que existe opção de alugar uma casa pelo Airbnb, muitas pousadas, hotéis, casas de temporada e campings também.
Em Cavalcante você encontra informações no CAT da cidade. De lá seguimos para comunidade Kalunga , pagamos uma taxa de R$ 20 por pessoa para entrar, e R$ 70 do guia (que leva até 8 pessoas). Leve dinheiro pois não aceitam cartão.
O guia nos sugeriu reservar o almoço na própria comunidade Kalunga e assim que voltamos das trilhas nosso almoço já estava prontinho nos aguardando pra ser devorado. Eu amei essa dica e indico pra vocês. A comida é caseira e feita em forno a lenha, super bem servida. O valor por pessoa é 30 reais.
Já era 11 da manhã e estávamos super ansiosos pra ir logo pra Bárbara porém como estava lotada nosso guia nos levou primeiramente pra Cachoeira da Capivara. Como eu já disse, tudo na Chapada dos Veadeiros é lindo e a cachoeira da Capivara não poderia ser diferente. A trilha demanda um pouco de habilidade mas não é impossível de fazer, chegando lá você vai encontrar duas quedas d’água com um mirante e poços para banho.
Voltamos pra trilha e depois de lá percorremos mais 2Km de carro. Depois de estacionar o carro ainda tem trilha que é curta e bem leve, cerca de 1km a pé. Enfim chegamos no paraíso, a primeira parada é a cachoeira Santa Barbarazinha, já de cara você vai perceber que a cor da água é de um azul cristalino, diferente de todas as cachoeiras que eu já vi na minha vida.
Apesar de ser uma coisa de outro mundo a maioria dos turistas passa desapercebido por ela já que estão todos na ânsia por conhecer a cachoeira principal, mas eu dou a dica de aproveitar a Santa Barbarazinha, pois ela geralmente está vazia e tem um poço de água calma, lugar pra descansar e apreciar a vista.
Seguindo a trilha chegamos na famigerada Cachoeira Santa Bárbara. Apenas uma descrição: BÁRBARA, água cristalina, perfeita pra tirar fotos sob a água, lugar calmo com uma energia inexplicável, tomar banho em água de cachoeira lava a alma, a gente sai de lá renovado.
Realmente, a Cachoeira Santa Bárbara tem algo especial. A cor da água é de um azul cristalino, até hoje só vi essa cor em mar e nunca em cachoeira. Isso que fomos em um dia nublado e depois do meio dia. Dizem que ao meio dia ela é ainda mais impressionante. Lá embaixo da queda tem um ponto de apoio do lado esquerdo que dá pra ficar em pé e receber uma massagem da queda d´água. No mais conseguimos ficar até a ultima hora, às 17h.
Valeu o passeio. Vejam essa foto 360 da Cachoeira Santa Bárbara.
Gostou da dica? Se você quer aproveitar a Chapada dos Veadeiros com sua família segue link com dicas.
Tem dúvidas? Deixe nos comentários abaixo que terei o prazer em ajudar.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.