Praga possui uma herança arquitetônica impressionante e passear pela cidade significa fazer uma viagem por diversos estilos: gótico, renascentista, barroco, art nouveau, cubismo e, apesar da falta de personalidade das obras comunistas, há alguns exemplos de construções do período que valem a visita, como a Torre de TV Zizkov.
ARQUITOUR – UM PASSEIO PELAS CONSTRUÇÕES MAIS MARCANTES
Túnel para Pedestres
Escondido em um vale que já foi o fosso norte do Castelo de Praga, este túnel para pedestres liga os bosques cheios de cervos de ambos os lados da Ponte da Pólvora. Esta criação simples é bem fora dos padrões. Um gramado verdejante desce até o estreito e elíptico túnel criado por Josefa Pleskot em 2002. As paredes internas do túnel são revestidas de tijolos dispostos na vertical, criando um padrão que é acentuado pelas luzes embutidas no piso estriado de concreto. Na metade da passagem fica um nicho onde estão expostos os restos dos alicerces preservados da ponte renascentista original. Suba a encosta do fosso até a plataforma, que abrigam primeiro edifício de Eva Jiricna em Praga, o Laranjal, nos Jardins Reais.
O Teatro Nacional (tel. 224901448) foi construído em 1845 em estilo neo-renascentista. Na praça estende-se o austero Nova Scéna, de Karel Prager, que abriga um auditório e o grupo de teatro Laterna Magika. Coberto por mais de quatro mil blocos de vidro, ele oferece seu melhor aspecto ao pôr-do-sol.
Torre de TV Zizkov
Esta torre pontiaguda é absolutamente típica das bizarras políticas arquitetônicas adotadas na era comunista. Três torres prateadas sustentam a antena desta construção semelhante a um sputnik. As tentativas de animar um pouco seu tom cinza opressivo -dos bebês pretos de David Cerny engatinhando pela estrutura à iluminação vermelho-cereja sob as plataformas- não foram suficientes. Mas a vista que se tem do mirante a 93 metros de altura e o interior kitsch da década de 1980 de seu restaurante causam impacto. A vista do Memorial Nacional no monte Vitkov e a estátua eqüestre do general medieval Jan Zizka são imbatíveis, e, num dia claro, o verde da Boêmia aparece em todo o seu esplendor.
Palácio Industrial
Perto do Parque Stromovka é possível fazer um tour de arquitetura muito interessante. O Palácio Industrial Vystaviste é a fabulosa arcada de ferro fundido de um pavilhão de exposições construído como peça central da Exposição do Jubileu de 1891. No pôr-do-sol, observe a luz infiltrando-se pelos grandes vitrais ou dê uma volta por dentro para ver o amplo teto abobadado e o imenso piso de madeira. Vizinho fica o imponente bloco da T-Mobile Arena. Interessante é o interior da estrutura bifurcada de concreto acima a pista de hóquei no gelo. À sombra do estádio fica o Mala Sportovní hala, ou pequeno espaço esportivo. Seu teto, ladeado por uma parte ondulada em madeira, flui pela encosta até uma pirâmide de vidro azul espelhado, a Sala de Música Goja.
Igreja Emauzy
Em fevereiro de 1945, um ataque aéreo americano proporcionou a oportunidade para uma revisão radical das torres da igreja gótica da Virgem Maria. A cidade das cem cúpulas ganhou mais duas quando, após uma concorrência, a proposta de Czerny de duas torres interligadas foi escolhida. Elas podem parecer um tanto incongruentes em cima desta igreja histórica, mas os pilares de concreto mostram uma admirável leveza. Pode-se apreciar melhor sua elegância passeando ao redor da igreja ou pelos gramados do Palackého Námestí, em direção ao rio Vltava. Então você terá a oportunidade de ver a luz passar entre as estruturas que se cruzem e que pretendem enfatizar tanto as cumeeiras góticas isoladas quanto as barrocas geminadas.
Casa da Virgem Negra
O estilo cubista -formas geométricas repetidas derivadas de pirâmides, cubos e prismas- foi usado em vários edifícios durante a reconstrução do Bairro Judeu. O estilo se popularizou entre a vanguarda da Boêmia e tornou-se comum em edifícios governamentais. No entanto, por alguma razão, ele nunca decolou de fato em qualquer outro setor. Uma pena, pois apreciamos a simplicidade ordenada da Casa da Virgem Negra, projetada por Josef Gocar em 1911-12. Seus andares empilhados abrigam o Grand Café Orient e um museu dedicado ao cubismo. Outro clássico cubista são figuras masculinas usadas como colunas na fachada do Elisky Krásnohorské 7. A paleta cor-de-rosa cria um divertido contraste com os torsos musculosos.
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