Técnicas de progressão para transposição de obstáculos
- Rapel: Descida em corda com o uso ou não de aparelhos. O rapel pode ser em meio aquático ou aéreo. No aquático, os cuidados devem ser multiplicados e a técnica e a aparelhagem poderá variar. O rapel poderá ser guiado: que é um desvio diagonal de sua trajetória para evitar uma forte torrente vertical, e poderá ainda ser fracionado, isto é, dividido em vários rapéis menores procurando um caminho mais seguro.
- Tirolesa: Travessia por uma corda presa em duas extremidades. As transposições podem ser feitas usando um mosquetão preso a um “cabo-solteira” e conectado à cadeirinha, ou ainda, preso a uma roldana, que dará mais velocidade à travessia.
- Water trek: Caminhada ou marcha pelo leito do rio, normalmente em sentido da corrente e onda haja pouca profundidade. Evita-se subir pelas pedras, pois aumenta o risco de acidentes.
- Natação: Em trechos profundos e usando a mochila com apoio flutuante.
- Floating: técnica de natação em águas vivas, onde os pés se postam em sentido da corrente (rio abaixo) e sentado e de braços abertos se deixa levar por ela.
- Tobogã: Em posição ligeiramente deitada e com os braços cruzados sobre o peito para evitar bater com os cotovelos em saliências.
- Saltos: A técnica varia de acordo com a altura do salto e da profundidade do poço receptor. Verifica-se sempre, mesmo em locais já conhecidos, se não há novos obstáculos (árvores ou rochas) no poço.
Sistema de Fixação e Ancoragem
O sistema de fixação e ancoragem é o responsável pela segurança da descida, por isso tem de ser feito com muito critério e conhecimento. Existem muitas variações, equipamentos (cordas, grampos, mosquetões, ferramentas), dependendo do lugar, tipo de rocha, vegetação.
Na Europa onde a vegetação é escassa, predominam rochas, por isso usa-se mais grampos. Já no Brasil a vegetação é mais abundante, portanto não há necessidade de grampear, usa-se mais cordas. O local determina os equipamentos adequados.
Para os iniciantes, é recomendável realizar várias simulações em local controlado (casa, terreno baldio, sítio), participar de várias descidas em condições diferentes com equipe experiente, até adquirir confiança. O número mínimo de integrantes de uma equipe para uma descida é de 3 pessoas.
Curiosidade
O maior desafio de canyonismo realizado no Brasil foi a descida da Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina (BA), em janeiro de 96, pelos canyonistas da H2Omem. Também conhecida como salto Glass, essa cachoeira tem 340 metros de queda livre e é considerada uma dos maiores desafios dos amantes do rapel.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.