Trancoso (BA) – história e ecoturismo em um mesmo lugar





Quem nunca sonhou em pegar o carro e conhecer todo esse nosso grandioso litoral? Eu e a minha namorada Kátia, como pobres mortais, também temos esse sonho e conseguimos realizar uma parte dele em março de 2002. Nessa aventura, partimos do Rio de Janeiro em direção à Bahia pela BR 101, percorremos 3600 Km, conhecemos seis localidades e visitamos 26 praias. Nesse relato vou descrever nossa visita a Trancoso, no sul da Bahia.

Trancoso é um pequeno povoado fundado pelos Jesuítas no século XVII. Fica localizado em um platô e conta muito da história do Brasil. Lá existe um centro histórico chamado “Quadrado” localizado na beira de uma enorme falésia, possuindo uma vista privilegiada para o mar.

Quando chegamos em Trancoso, vindos de Itacaré, o tempo estava muito ruim. Estávamos preparados para acampar, mas como tínhamos encontrado pousadas muito baratas em outros lugares da Bahia, resolvemos arriscar em Trancoso também. Apesar de a cidade estar vazia, os preços estavam ligeiramente salgados para a época. Após alguma insistência e um pouco de choro, acabamos encontrando um lindo chalé com a diária de R$ 20,00 o casal.

Na nossa primeira noite, resolvemos conhecer o famoso Quadrado. Lá existe um grande gramado em forma de retângulo (e não de quadrado!) com uma linda igreja no final. Em volta do retângulo, digo, do Quadrado, existem várias lojas de artesanato e restaurantes. A cada metro percorrido é possível encontrar camisinhas espalhadas pelo chão, fruto do amor dos hippies de diversas nacionalidades que resolveram morar no gramado, simplesmente para ter o prazer de acordar todo dia com a linda vista para o mar que existe atrás da igreja, no final da falésia. Lá existe também um grande mapa da região do município de Porto Seguro, mostrando o caminho percorrido pelas caravelas de Cabral. Trechos da carta de Caminha também foram expostos com setas indicando que região do mapa ele estava vendo quando fez a descrição. É uma aula de história para nunca mais se esquecer.

No dia seguinte o tempo amanheceu um pouco nublado, mas logo depois o sol apareceu. Nosso primeiro destino foi a Praia do Rio da Barra. Para chegar lá é necessário pegar a estrada de terra que liga Trancoso a Arraial d`Ajuda. Existe um estacionamento pago perto da praia. Rio da Barra é linda e extensa. Quando chegamos havia poucas pessoas se banhando. Nós caminhamos para o lado direito e encontramos diversas falésias, como nunca tínhamos visto antes! Após tirarmos muitas fotos, partimos em direção às praias ditas urbanas.

Depois de um saboroso almoço no Quadrado, nós visitamos as praias dos Nativos e dos Coqueiros. Ambas possuem areias grossas e águas calmas, boas para o banho. Entretanto, não possuem a beleza típica das demais praias que já tínhamos visitado na Bahia. Assim que chegamos na praia dos Nativos o dono do estacionamento fez diversas propagandas de “sua praia”, falando que ela foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil. Aliás, em quase todas as praias que você vai na Bahia, os moradores colocam seus territórios entre os dez mais bonitos do Brasil, é muito curioso. Exageros à parte, nós paramos na praia dos Coqueiros, estendemos a canga na areia e dormimos um pouco para aliviar a “maré alcalina” que nos atacou após o almoço.

Para fechar nossa estadia em Trancoso com chave de ouro, deixamos para visitar as belas praias do Sul por último. Pegamos o carro bem cedo e fomos direto para a praia de Itapororoca (o nome é esse mesmo, não datilografei errado!). Simplesmente não possuo palavras para descrever a beleza dessa praia! Mal comparando, sua beleza é inversamente proporcional à feiúra do nome! Como a maré estava baixa, várias piscinas naturais de águas cristalinas se formaram. Eram tantas e tão bonitas que nem sabíamos o que olhar e fotografar primeiro! Caminhamos pela areia e fomos até a Praia de Itaquena, com belezas similares a de Itapororoca. Ficamos até o meio da tarde curtindo aquele visual que mal acreditávamos estar vendo!

No final da tarde resolvemos visitar a praia da Pedra Grande, mais conhecida como praia de Nudismo. Segundo relato de alguns moradores, em Trancoso, não existe oficialmente uma praia de nudismo. Como as praias em Trancoso são geralmente vazias e de difícil acesso, as pessoas fazem nudismo ocasional por lá. Aproveitando-se disso, as empresas de ônibus e de turismo resolveram fazer um marketing e estabeleceram que a praia da Pedra Grande era de nudismo. Bem, ao chegarmos lá, o máximo que vimos foram algumas mulheres de top-less e um homem completamente nu. Mas isso nós já tínhamos visto em outras praias, inclusive na Itapororoca e em Itaquena, realmente não justificando o nome fantasia somente para a Pedra Grande.

Trancoso foi a última região que visitamos nessa grande viagem pelo litoral da Bahia. Após exatamente duas semanas na “dura” rotina de acordar, decidir qual das praias maravilhosas visitar no dia, dormir na areia, percorrer trilhas e muito mais, tivemos que arrumar as malas e voltar para a pesada rotina da cidade grande. Ao chegarmos no Rio de Janeiro, após 13 horas de viagem, fomos recepcionados com um pivete tentando nos assaltar no primeiro sinal de trânsito que paramos. Diante desse fato fica a pergunta: será o Rio realmente uma cidade maravilhosa?

Autor: Régis Lopes
E-mail: regislcorrea@yahoo.com.br

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.