in

Trem Turístico entre Minas Gerais e Rio de Janeiro

Um trem turístico deve começar a funcionar a partir do segundo semestre deste ano (2018). As linhas construídas e recuperadas ligarão municípios de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. São 160 quilômetros de linhas férreas que ligam Cataguases, em Minas Gerais, a Três Rios, no estado fluminense. Outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados. O objetivo é dinamizar a atividade turística nos municípios.

Os turistas que já visitam a região em busca de atrativos naturais e históricos poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações. O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

LEIA TAMBÉM

+ Passeios de trem no Brasil: Norte e Nordeste

+ Passeios de trem no Brasil: SC, RS, PR e MS

+ Passeios de trem no Brasil: RJ, ES e MG

+ 14 Passeios de trem em São Paulo

“A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”, comenta Paulo Henrique Nascimento, que está à frente do projeto, e considera o trem Rio-Minas inovador para a atividade turística.

Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

Brasil turístico

De acordo com o Ministério do Turismo (MTUR), o Brasil possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação e o órgão apoia iniciativas que valorizam o transporte turístico através do resgate das ferrovias e da história do transporte ferroviário brasileiro. No dia 26 de fevereiro, uma reunião em Brasília marcou a retomada de discussões do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário coordenado, desde 2010, pela Pasta.

Cabe ao grupo a elaboração de políticas de fomento ao setor. A pauta do encontro abordou pontos como a necessidade de avanços normativos e legais na área para superar obstáculos ao adequado desenvolvimento do ramo no Brasil. A próxima reunião do colegiado deve ocorrer em abril. Além do MTur, fazem parte do GT de Turismo Ferroviário representantes do Ministério dos Transportes, do DNIT, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério do Meio Ambiente, do Brasil Convention & Visitors Bureau e empresários do setor, entre outros.

Fonte: Ministério do Turismo

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

14 Comentários

Deixe um comentário
  1. Já fiz alguns passeios de trens turísticos e são muito interessantes e emocionantes. E este passeio,entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, sem dúvida, será um grande sucesso. Quando estiver em operação pretendo realizá-lo. E que mais projetos deste tipo sejam implementados em todo país!

  2. Nossa primeira viagem, eu e meu marido, gostaria de ir de trem para minas e Vitória, como fazer, onde começar. Temos ele 66 e eu 68. Desde já agradeço, toda orientação será bem vinda. Abcs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como se preparar para um mochilão?

Vista da piscina do Maitei Hotel, em Arraial D’Ajuda

Arraial D’Ajuda é um pedaço do paraíso no sul da Bahia