in

Trilha até a Cachoeira da Fumaça, Carrancas – MG

Embora Carrancas possua vários riachos e ribeirões de águas límpidas, com inúmeros poços e quedas d’água, o ribeirão Carrancas, que forma a principal cachoeira da cidade – a Cachoeira da Fumaça, é poluído, carregando em suas águas todo o esgoto gerado pelo município sem qualquer tipo de tratamento.

A Cachoeira da Fumaça de Carrancas é hoje o símbolo maior do descaso com o meio ambiente da atual administração municipal e da câmara de vereadores, dando seguimento ao desprezo de outras legislaturas e mandatos passados.

A Cachoeira da Fumaça fica a aproximadamente 8 Km do centro de Carrancas, recebendo na alta temporada uma quantidade absurda de visitantes. Nessas ocasiões de superlotação, o local se tranforma em um imenso anfiteatro, onde a peça mambembe “Camelot” é repetidamente encenada.

No único ato, em meio a uma densa névoa originada das churrasqueiras portáteis, entre odores inebriantes de esgoto com lingüiça na brasa e sons guturais de pagodinhos com bonde do tigrão, centenas de audaciosos guerreiros desfilam seus estandartes de lona de caminhão, lutando bravamente para conquistar seus espaços e montar suas távolas quadradas com brasões de cerveja, defendendo-se com seus escudos de tampa de isopor e desafiando seus contendores com afiadas espadas da tramontina, lanças de canivete “pica-fumo” e perigosas catapultas de sukita quente.

Apesar da contínua degradação, a região da Cachoeira da Fumaça é (até agora) de rara beleza cênica. Conhecido como Complexo da Fumaça, seu entorno conta ainda com a Cachoeira Véu da Noiva e da Serrinha, ambas de águas cristalinas, esta última com vários e agradáveis poços.

Houvesse o mínimo de vontade política, a despoluição do Ribeirão Carrancas e a posterior transformação da região da Cachoeira da Fumaça em parque municipal não só resolveriam (quase) todos os problemas ambientais, como incrementariam a prática de turismo saudável no local. Ademais, o parque se auto-sustentaria, mediante cobrança de entrada, estacionamento, exploração da área de camping e restaurante, gerando vários empregos diretos e indiretos.

A transformação da Cachoeira da Fumaça em parque faria com que o nome de seu executor fosse eternamente lembrado pelos visitantes e moradores de Carrancas, que associariam sua imagem àquelas águas límpidas, bem diferente da associação que se faz hoje entre os omissos e aquilo que bóia nas águas poluídas.

Mas enquanto a secretaria de turismo de Carrancas achar que o visitante não merece água limpa; a secretaria da saúde de Carrancas achar que esgoto e água sem tratamento não são assuntos de sua alçada; nas escolas reinar o silêncio; na administração municipal nada (verbo nadar); na câmara não passar o projeto da porta; e os empresários do setor não reivindicarem:

“O turismo, ora, o turismo, que venha a nós o vosso vil metal.”

Mais detalhes sobre a Carrancas e fotos da Cachoeira da Fumaça visite http://afolhadecaretas.blogspot.com

Autor: Haroldo.
E-mail: [email protected]
Cidade/UF: Carrancas – MG

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

2 Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cicloturismo na Estrada Real – São João del Rei a Paraty

Caminhando com saúde na Lapinha – PR