Embora Carrancas possua vários riachos e ribeirões de águas límpidas, com inúmeros poços e quedas d’água, o ribeirão Carrancas, que forma a principal cachoeira da cidade – a Cachoeira da Fumaça, é poluído, carregando em suas águas todo o esgoto gerado pelo município sem qualquer tipo de tratamento.
A Cachoeira da Fumaça de Carrancas é hoje o símbolo maior do descaso com o meio ambiente da atual administração municipal e da câmara de vereadores, dando seguimento ao desprezo de outras legislaturas e mandatos passados.
A Cachoeira da Fumaça fica a aproximadamente 8 Km do centro de Carrancas, recebendo na alta temporada uma quantidade absurda de visitantes. Nessas ocasiões de superlotação, o local se tranforma em um imenso anfiteatro, onde a peça mambembe “Camelot” é repetidamente encenada.
No único ato, em meio a uma densa névoa originada das churrasqueiras portáteis, entre odores inebriantes de esgoto com lingüiça na brasa e sons guturais de pagodinhos com bonde do tigrão, centenas de audaciosos guerreiros desfilam seus estandartes de lona de caminhão, lutando bravamente para conquistar seus espaços e montar suas távolas quadradas com brasões de cerveja, defendendo-se com seus escudos de tampa de isopor e desafiando seus contendores com afiadas espadas da tramontina, lanças de canivete “pica-fumo” e perigosas catapultas de sukita quente.
Apesar da contínua degradação, a região da Cachoeira da Fumaça é (até agora) de rara beleza cênica. Conhecido como Complexo da Fumaça, seu entorno conta ainda com a Cachoeira Véu da Noiva e da Serrinha, ambas de águas cristalinas, esta última com vários e agradáveis poços.
Houvesse o mínimo de vontade política, a despoluição do Ribeirão Carrancas e a posterior transformação da região da Cachoeira da Fumaça em parque municipal não só resolveriam (quase) todos os problemas ambientais, como incrementariam a prática de turismo saudável no local. Ademais, o parque se auto-sustentaria, mediante cobrança de entrada, estacionamento, exploração da área de camping e restaurante, gerando vários empregos diretos e indiretos.
A transformação da Cachoeira da Fumaça em parque faria com que o nome de seu executor fosse eternamente lembrado pelos visitantes e moradores de Carrancas, que associariam sua imagem àquelas águas límpidas, bem diferente da associação que se faz hoje entre os omissos e aquilo que bóia nas águas poluídas.
Mas enquanto a secretaria de turismo de Carrancas achar que o visitante não merece água limpa; a secretaria da saúde de Carrancas achar que esgoto e água sem tratamento não são assuntos de sua alçada; nas escolas reinar o silêncio; na administração municipal nada (verbo nadar); na câmara não passar o projeto da porta; e os empresários do setor não reivindicarem:
“O turismo, ora, o turismo, que venha a nós o vosso vil metal.”
Mais detalhes sobre a Carrancas e fotos da Cachoeira da Fumaça visite http://afolhadecaretas.blogspot.com
Autor: Haroldo.
E-mail: hc.guedes@bol.com.br
Cidade/UF: Carrancas – MG
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (2)
Excelente matéria e ótima dicas, aproveito para deixar a minha que é o seguro viagem da http://www.segurospromo.com.br com ele você consegue os melhores planos e coberturas além do melhor valor para sua viagem.
Aprovamos!! ;)