Trilha até a Praia Sete Fontes em Ubatuba – SP





Olá Pessoal. Mais uma vez, agradeço a oportunidade de poder dividir um pouco com vcs de minhas aventuras e descobertas. Aqui falarei um pouco de uma pequena praia, chamada Sete Fontes, que fica em Ubatuba, onde tem seu acesso pelo Saco da Ribeira, local onde ficam atracados veleiros, barcos de pesca, escunas com vários passeios, enfim, um local muito bonito mesmo.

E minha aventura começa realmente lá, apenas com uma diferença, para chegar a Praia Sete Fontes, só existe 2 caminhos, ou pela escuna ou por uma trilha. Não pensei 2 vezes, rsrs e escolhi o caminho mais longo e difícil. No final eu percebi, que com apenas 3 horas de caminhada (rsrs) eu chegaria lá, (claro, sem contar a volta).

Como é uma trilha média para pesada, sugiro levar bastante água, uma mochila com algumas barras de cereais e se puder frutas. No verão, o calor é bastante intenso, e a alimentação é fundamental para caminhadas. O ideal é ir bem cedo, pois levando-se em conta o tempo do percurso, perde-se metade do dia, apenas caminhando, não caia no erro de ir após as 14h, em alguns pontos a mata é bem fechada, e caso vc esteja após às 18h na trilha, pode correr o risco de perder-se, além de cair em alguns trechos, pois precisa atravessar 2 morros (rsrs) isso mesmo, para chegar ao destino.

Nessa caminhada eu fui sozinho, mas indico para quem não tiver experiência estar sempre acompanhado de amigos, caso precise de algum socorro, essa trilha é pouco movimentada devido seu grau de dificuldade.

Comecei minha trilha e posso dizer uma coisa, a vista da região, é simplesmente linda. Para quem gosta dessa sintonia entre mata e mar, não vai perder viagem, deslumbrante, e aquela sensação de liberdade em nosso rosto..hummm que saudades..

Depois de mais ou menos 1 hora e meia de caminhada chego a uma praia, chamada Flamengo, notei alguns barcos na região, parei para um descanso, mas ainda não é o nosso destino.

Continuando, através de uma pequena saída no meio dessa praia, nossa trilha continua, e não demorou muito para o caminho ficar bastante pesado, o segundo morro é realmente difícil, mas a vista compensa tudo.
De repende, uma visão nada agradável

Infelizmente, ainda existem pessoas capazes de conhecer tamanha beleza, e mesmo assim ignorarem um princípio já conhecidos por todos: a preservação da natureza. Até onde o ser humano irá com essa devastação? Até onde nossa raça, que se diz “ser inteligente” irá desprezar e por mérito de suas vontades e desejos continuará a destruir não só o planeta, mas toda a vida? Sinto-me envergonhado de fazer parte de uma sociedade, onde os valores estão baseados em um mundo onde uma cédula de dinheiro, vale muito mais que milhares de árvores…

Fica aqui uma súplica minha: não jogue lixo na praia, ou na mata, ou na natureza, tenha a consciência de que todo esse planeta, toda as belezas naturais foram entregues a nós como presente, e cabe a nós, sim… eu e você, fazer o máximo para poder preservá-lo.

Continuando pela trilha, em busca da Praia Sete Fontes, passei por lugares de difícil acesso, onde deve-se tomar cuidado com trechos onde, um simples deslize, e a queda trará uma enorme dor de cabeça, por isso, vá com calma.

Em um ponto alto do morro, pude avistar a escuna, retornando em uma de suas viagens, lembro-me de ter ouvido que de barco o tempo era de 20 minutos. rsrs. Mas não tem nada melhor do que estar próximo da natureza e sentir aquele aroma, com possibilidade de ver pássaros e alguns animais silvestres.

Logo após, uma grande descida, onde a praia estava perto, e quando cheguei… Meu Deus, que lindo.

Uma praia muito pouco freqüentada, e por isso, o alto grau de preservação, semi-deserta, aquele silêncio, aquela paz, algo indescritível, não tenho palavras para tamanha beleza. Apenas sentei na areia e fiquei paralisado, enchendo meus olhos.

Daqui nada se leva, apenas o registro de pegadas, que a própria natureza se encarregará de apagar.

Autor: Cristiano Rodrigues
E-mail: sp2004@terra.com.br

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (12)

    • Depende da idade e disposição física delas. Qualquer coisa, tentem ir antes e avaliem vocês mesmos se elas vão aguentar. Vocês conhecem seus filhos melhor do que ninguem, não é mesmo? Mas crianças adoram novas aventuras. Será incrível. :)

    • Tem várias partes que talvez fosse bem complicado de fazer. Não sei dizer mesmo. Tem que ver as condições atuais da trilha e se é autorizado fazê-la de bike (devido a degradação do ambiente).

  • Cuidado. Ao levar crianças. Tem uns cachorros bravos no começo da trilha da sete fontes logo no começo. Saindo da praia do Flamengo... Levem paus e não vacillem.... A cerca tem furos e eles saem p morder... Cuidado

      • Mauricio
        infelizmente é um problema velho. conversei com alguns pescadores que moram na praia sete fontes e eles disseram que já conversaram com o dono dos cachorros( a casa dos cachorros era um tal Dalton que foi embora e deixou os cachorros, o cuidador da casa diz que o cachorro não é dele). eu fui mordida no calcanhar e os pescadores que me ajudaram. bom fica a dica.
        cuidado

Posts Relacionados