A trilha da Pedra do Macaco fica no bairro de São José do Imbassaí, na rodovia Amaral Peixoto, cidade de Maricá – RJ. A trilha dura cerca de 40 min para subir com cerca de 230 metros de altitude. A trilha é leve, apenas 700m de caminhada, porém íngreme em sua maior parte. O principal atrativo é a vista, onde é possível observar a Pedra de Inoã, a Praia e a Lagoas de Maricá.
Dicas e Observações para a trilha da Pedra do Macaco
Chegando no topo da Pedra do Macaco: Não há um caminho fácil para chegar ao topo, por isso só é recomendado para quem tem experiência com montanhismo e escalada. De qualquer forma, só a vista do Cume vale a pena.
A trilha: A trilha não é difícil e é relativamente pequena, porém não há sinalizações no caminho, nem na entrada da trilha. Seguimos os caminhos aonde a trilha estava mais batida, geralmente pra cima, e não tivemos problema. A entrada da trilha pode ser observada na imagem abaixo, que apesar de informar no poste como sendo a Rua 5, fica localizada na Rua Um no GPS.
Localização: A localização exata, assim como o caminho da trilha, pode ser vista através do registro da wikiloc, aplicativo que grava o caminho através do GPS do celular.
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11243477
Como chegar: Fui de carro e levei menos de 30 min a partir do Itaipu Multicenter na Região Oceânica de Niterói. O tempo de percurso partindo do centro de Niterói ou do centro do Rio de Janeiro é de em média 45 e 60 min, respectivamente. O trajeto pode ser colocado no “google maps” ou “waze” como “Pedra do Macaco, Maricá”, porém quando fui, a última rua informada (Rua Oito) não era a exata que estava no GPS, apesar de ser bem próxima (Rua Um). Assim, para evitar dúvidas, recomendo olhar a rua no aplicativo wikiloc para observar o início da trilha. Estacionei na rua de terra, próxima a entrada da trilha e não tive problemas. Há a possibilidade também de ir de ônibus e saltar na Rod. Amaral Peixoto e andar cerca de 650m (8 min) a partir da entrada da rua Estr. da Cachoeira, na rodovia.
O que levar: Como a trilha da Pedra do Macaco é relativamente pequena, recomendo levar pelo menos 1 litro de água por pessoa. Entretanto, se assim como eu, você gosta de tomar um café com lanche admirando uma bela vista, esta é uma ótima oportunidade.
Gostaram? Querem mais dicas de trilhas no Rio de Janeiro e Niterói? É só deixar um comentário aqui embaixo.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (11)
Essa paisagens são fantásticas!!!
São ainda melhores pessoalmente! Vale a pena visitar! ;)
Moro em maricá. Nunca fui nessa trilha. Acha perigoso ir sozinho?sou adulto já, abraço.
Então, esse assunto é meio complicado. Porque, infelizmente, em nenhum do lugar do Rio de Janeiro você está seguro. Eu fui duas vezes e não encontrei ninguém na trilha. Achei segura. Mas se for, usa o Wikiloc pra não ter risco de se perder (chances mínimas, mas..) e mostra o link do meu registro Wikiloc pra alguém. Aí vai dando sinal de vida pra pessoal.. Enfim, eu iria sozinho, mas deixa alguém por dentro da situação pelo menos. Boa sorte lá!
Você parou o carro perto da entrada da trilha ou parou perto da Rod. Amaral Peixoto e foi andando? Achei o visual muito bonito e to querendo ir lá. Abraço!
Parei o carro logo na entrada da trilha. A trilha é tranquila e o visual é incrível. Vale a pena!
Legal, sou morador de S. José de Imbassaí e vou hoje fazer essa trilha. Informações muito úteis e ótimas fotos, obrigado.
Edu Felipe, muito obrigado pelo comentário! Muito bom saber que o roteiro foi útil! ;)
Olá Carlos,tenho 68 anos e meu marido 67. A única trilha que fizemos foi ao Morro do Elefante, no ano passado. Temos muita vontade de fazer essa trilha. Será que damos conta?
Cida, boa noite! Conheço gente nessa idade que coloca muito novinho "no chinelo". rsrs.. Esta trilha é bem mais tranquila que a Pedra do Elefante (Alto Mourão) em Niterói. Boa trilha!
Excelente dica Carlos. No final da década de 80 eu voava na EPM(Escola de pilotagem de Maricá) e muitas vezes sobrevoei essa região. També moro na Região Oceânica e essa é uma opção que parece bem legal e é bem próxima.