Os atrativos naturais existentes em Barcarena podem ser contemplados por meio de suas belas praias de água doce. Na Ilha de Trambioca existem cerca de nove praias com destaque para a de Sirituba, onde é possível observar a exuberância da vegetação típica da Região Amazônica, bem como a vida do povo nativo que ocupa as margens dos rios.
A trilha de bike começou cedo com uma parte dos 60 ciclistas saindo de Belém de barco Foca, ao lado do mercado Ver-o-Peso e outra parte dos ciclistas, seguindo de carro na balsa que sai da Av.Bernardo Sayão. Ambos os roteiros levaram os ciclistas até o ponto de encontro e partida no porto e mercado Municipal de Barcarena.
O percurso durou cerca de 45 minutos e foi uma viagem agradável, onde a beleza natural, o trânsito matinal dos barcos e os moradores ribeirinhos nos acompanharam o tempo todo. Enquanto o grupo ia se juntando, aproveitamos as barraquinhas do mercado para tomar o café da manhã e comer tapioquinhas.
Iniciando a pedalada, seguiram todos pelo asfalto por 2 km até outra travessia no rio por barquinhos chamados de Catraca, por 5 minutos, até a Ilha de Trambioca. Mais ou menos 8 ciclistas em cada Catraca, junto com balanços, desequilíbrios e muitas gargalhadas.
Essa trilha foi quase toda percorrida por single-tracks, mata fechada e estreita (quase nos enroscando nos galhos), cheiro de mato, pássaros, borboletas e durante as paradas para trocas e pneus furados, macacos. Com a maré baixa, trechos secos e pedalados por caminhos de palafitas regados de jambo nas laterais. Impossível deixar de comê-los.
Um pouco antes de chegarmos à Praia de Sirituba, a chuva e a adrenalina chegaram juntas. A experiência de pedalar por single-tracks debaixo de chuva e enlameados com as rodas deslizando sobre as raízes da mata, foi emocionante.
De repente, avistamos a praia. Um visual digno de registro em nossas máquinas fotográficas. Continuamos seguindo pela areia da praia sob a chuva até o restaurante onde almoçaríamos. Porém, antes do almoço, nada melhor e confortante que um banho na praia de água doce … e queeeente ! Ali ficamos “de molho” por quase uma hora relaxando nessa “hidro-natural”!
Após o almoço, seguimos para a etapa “de volta para casa”. Uma parte retornou pelo asfalto e outra refez a trilha. Entre pneus furados, paradas para troca, chuva, muita lama e deslizadas … o resultado define perfeitamente o que os ciclo-trilheiros do Pará dizem por aqui: “Quanto pior, melhor !!!”.
Confira o vídeo abaixo:
Até a próxima.
Autor: Itana Mangieri
E-mail: itanamangieri@gmail.com
Site: http://mundodabike.blog.terra.com.br
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (2)
o sogro do meu irmão tem um sítio no sirituba, o caminho que vocês entraram foi do pau grande?
eu também pedalo meu número pra contato 09183167854
Edgar
Fazer trilha e viajar é tudo de bom! Mas não se esquece de fazer um seguro viagem, com ele você garante algumas coberturas importantes em caso de acidentes! Escolha o seu em http://www.segurospromo.com.br