A Serrinha do Alambari é um convite irrecusável para quem gosta de estar em contato com a natureza. Suas opções de caminhadas ecológicas, cachoeiras e piscinas naturais com águas cristalinas são um prato cheio para o turismo ecológico na região. O local, distrito de Resende/RJ, sul fluminense, é um paraíso localizado entre Penedo e Visconde de Mauá, e também uma Área de Preservação Ambiental (APA) com cerca de 4.500 hectares.
Sua vocação turística se iniciou na década de 70 com a instalação do Camping Clube do Brasil, que até hoje é uma grande referência na região. Dentro do camping estão localizados poços e cachoeiras de mais fácil acesso da Serrinha como: Poço das Esmeraldas (o mais bonito e procurado do camping), Bananal, Poço Dourado, Champagne e Poço da Sauna (acesso mais simples).
Com trilhas leves, bem sinalizadas e com uma grande infraestrutura, o camping é um boa opção para os aventureiros. Nele há estacionamento, restaurante, banheiros, etc. Não é necessário pernoitar no camping para visita-lo, ele é aberto para visitação mediante o pagamento de uma taxa (pagamos R$ 10,00, durante a semana).
A opção de muitos visitantes da região é conjugar o roteiro da Serrinha do Alambari com os roteiros dos distritos de Penedo ou Visconde de Mauá devido à proximidade, maiores opções de hotelaria e gastronomia nestes últimos.
O Poço das Esmeraldas fica dentro do camping e pode ser acessado por uma trilha leve de 15 minutos, na ida é só descida íngreme, portanto muito cuidado nas pedras escorregadias e tenha em mente que a volta é só subida.
A cerca de 2,5 km do camping (seguindo pela mesma estrada), em uma propriedade particular, encontramos os dois poços mais bonitos da Serrinha do Alambari. O Poço do Céu e o Poço Dinossauro são daqueles que todos perguntam: “Aonde fica esse lugar?”. O lugar é mágico!
Ambos os poços são incríveis, o lugar é lindo e suas águas completamente cristalinas, apesar de geladas, tornam incontestável um mergulho.
O acesso ao Poço do Céu e Dinossauro é feito somente com guia, mediante o pagamento de um valor de R$35,00 na portaria da propriedade. Segundo funcionários, o valor custeia os serviços dos guias e de conservação das trilhas. Os guias geralmente são encontrados na portaria, fomos guiados pelo guia Vinícius (24) 99838-0015, morador da região e que faz um excelente trabalho.
A trilha para o Poço do Céu leva em média de 20 a 30 minutos, é uma trilha leve porém muitas vezes escorregadia e íngreme. O Poço Dinossauro fica mais abaixo, porém próximo.
Localização da Serrinha do Alambari
Serrinha do Alambari, Resende – RJ
Como Chegar
Seguindo a RJ 163, sentido Visconde de Mauá, vindo de Resende, o pórtico de entrada para a Serrinha do Alambari fica a 4 km após o pórtico de entrada de Penedo. Do pórtico para o centro (praça) são mais 4 km aproximadamente. Da praça ao camping cerca de 2 km (há placa indicando na praça). Do camping até a propriedade onde ficam os Poços Dinossauro e do Céu, são mais 2,5 km estrada acima.
Dicas extras / O que levar
Como toda trilha, vale a pena levar protetor solar e repelente.
Como são trilhas escorregadias, use um bom calçado.
Não pode faltar água e se necessário levar algo para comer.
Lembre-se de trazer seu lixo, a natureza agradece!
Onde ficar na Serrinha do Alambari
A Serrinha do Alambari possui um Camping Clube do Brasil e ainda algumas opções de hospedagem. Penedo e Visconde de Mauá, distritos vizinhos, oferecem maiores opções de hospedagem e são bem próximos. Optamos Pousada Santa Fé na Pousada Santa Fé, próxima ao centro de Penedo, a pousada é sensacional.
Onde comer
O camping possui restaurante e dependendo do horário pode ser difícil encontrar outra opção para refeição na região. Optamos por almoçar no camping e jantar em Penedo que possui diversas opções gastronômicas.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Olá… esses 35,00 do guia é por grupo ou por pessoa?
Abçs
Bom dia, você acha que dê para fazer todos os poços do Camping Clube e Dinossauro e do Céu em um único dia ?
Pra que a pressa? Hehehehe. É possível sim, mas não vale a pena. Vai ser mto corrido e vc nem vai curtir direito os lugares. 😉
Da pra ir de carro?
Dá pra ir de carro até o camping. E depois tem que fazer a trilha até a cachoeira. 😉
Olá sou guia turístico aqui da serrinha e me chamo betinho e gostaria de deixar meu contato para maiores informações 24 998775813 WhatsApp e no Instagram e Facebook namataventura
Sou nascido e criado na serrinha e poço proporcionar grandes aventuras a vocês obg
Valeu Roberto! Tome conta direitinho dos nossos leitores. 😉
Mauricio, tudo bem? cara lembro de ti, fiz uma trilha contigo só não vou lembrar qual kkk mas acho que foi a ferradura de Paranapiacaba
Cara queria saber uma coisa sobre esse lugar
As trilhas para as cachoeiras, criança consegue fazer?
Falae Marcelino, não tô me lembrando agora qual trilha foi, mas lembro do seu nome sim. kkkk 😉
Quem fez essa matéria foi o Allan, nosso colunista.
Acredito que toda trilha seja acessível para crianças, desde que seus limites sejam respeitados. Conheço algumas famílias que fazem trilhas com seus filhos desde os 5 anos. 😉
As cachoeiras estão disponível para visitas durante a semana?
Sim sim.
Olá, vou me hospedar em Resende por dois dias 30jun a 01jul, e pretendo fazer essas trilhas das cachoeiras. Alguma sugestão de local para eu contratar um guia? Tbm tenho interesse no passeio de Quadriciclo. Desde já, obrigada.
Oi Eliane, é fácil encontrar guias na cidade ou na própria pousada.
Informe-se antes de ir. Se puder, diga que viu a matéria aqui no site.
Boa viagem! 🙂
Olá!!! Qual a melhor época para visitar as cachoeiras???
No verão é sempre melhor… porém é mais cheio.
Tenta ir durante a semana q vai ser mais tranquilo.
Como faço para visitar esse lugar
Tem as dicas de como chegar lá aqui no site.
gostaria de falhar com o responsavel da publicação pode me enviar mensagem?
[email protected]
A matéria foi escrita pelo Allan Siqueira, nosso colunista.
Tem os contatos dele na assinatura do artigo. 😉