Para deixar o 4×4 mais invocado, com pneus maiores, é preciso saber o que está se fazendo e, principalmente, avaliar se a alteração é adequada ao tipo de terreno por onde o carro anda
Deixar o jipe com cara de valente é tudo que um amante fora-de-estrada deseja, como se a trilha ficasse menos perigosa ao se deparar com aquele grande 4×4. Para isso, muitos recorrem ao velho truque de trocar os pneus originais do carro por maiores. Mas, além de deixar o jipinho com cara de invocado, será que a mudança altera o desempenho nas trilhas?
Primeiramente, o motorista deve observar, além dos aspectos estéticos, a necessidade de quem trafega no barro, na areia ou em terrenos muito acidentados. O que ele deve saber, por exemplo, é que o 4×4 perde muita força quando troca seus pneus por outros maiores.
A principal mudança é em relação ao torque e à velocidade máxima alcançada pelo jipe. Com pneus maiores, as marchas ficam mais longas e o veículo atinge velocidade final maior. Apesar de aparentemente melhorar o desempenho do carro, isso, na verdade, não representa muito para o adepto do off-road. Afinal, na direção fora-de-estrada, a força é mais importante que dirigir com o velocímetro lá em cima. Andar com pneus maiores altera, portanto, o desempenho do 4×4 nas trilhas. Uma saída para esta situação é modificar a relação de marcha do veículo.
Outro detalhe que o motorista deve estar atento é que não existe um tamanho ideal para todos os tipos de terreno. Para piso arenoso, por exemplo, o 4×4 rodará melhor com pneus largos e baixas calibragens por causa da dificuldade de tracionar.
O contrário acontece em terreno pantanoso, onde pneus mais estreitos têm facilidades para “cortar” a lama – como uma faca – e encontrar um ponto rígido para conseguir tração. Se o terreno tiver muitas pedras, pneus altos e reforçados nas laterais evitam choques em outras partes do carro e são mais resistentes a cortes.
Por fim, o uso de pneus de um tamanho diferente do indicado pelo fabricante pode exigir alguma alteração no veículo. Um exemplo é que pneus de diâmetro maior que os originais podem obrigar o motorista a levantar a suspensão ou alargar os pára-lamas. Um pneu mais largo exige uma roda mais larga,para não comprometer o desgate do pneu e a sua resistência. E um pneu muito mais alto que o original pode causar instabilidade no veículo em conduções mais fortes em asfalto.
POR JULIO CALMON
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