O cicloturismo é uma das tantas formas eficientes de relaxar e exercitar-se ao mesmo tempo. Meio de transporte ecologicamente correto, é ideal até para aqueles que estão acima do peso, por não haver impactos nas articulações. A pedalada é uma ótima pedida para quem não se contenta em ver uma paisagem por trás das janelas de um carro e sente a necessidade de interagir com a natureza e seus habitantes. “Ver o mundo mais de perto”. Esta é a ideia principal do cicloturista.
O cicloturismo proporciona a seu praticante experiências múltiplas, mantendo aceso o espírito aventureiro e a sede pela estrada. A receptividade das pessoas que se encontra no meio da viagem é algo impressionante. Estão sempre tentando ajudar, seja com um teto para descansar, chuveiro para um banho, prato de comida caprichado, um copo d’água ou até mesmo um “boa sorte”, frase que só quem sabe o real valor é quem realmente já precisou.
Não se deve contar somente com a sorte. Um planejamento é muito fundamental para uma pedalada sem muitos problemas. Percalços sempre existirão, até porque sem eles não há graça.
Para você que constantemente se sente entediado com seus afazeres, sem muita paciência com aqueles que estão a sua volta e sabe que é uma vítima do tão falado “estresse urbano”, vai aqui minha dica para resolver seus problemas ou amenizá-los. O que você precisa, antes de mais nada, é de reflexão e paz interior.com uma boa pedalada, tudo vai ser mais fácil. Tire a poeira da sua bike, lubrifique sua corrente e encha os pneus. Os cuidados devem ser tomados tanto com o ciclista quanto com o meio de transporte: a magrela. Um não será nada sem o outro.
Faça um trajeto onde seja possível uma pedalada bem suave e de integração com a natureza. Pedale sem compromisso e a cada km abandone um pensamento que te “ancore” e se deixe tomar pela satisfação de estar vivo.
Não existe nada que uma boa viagem não cure, todos sabemos. Fazer turismo é algo que renova nossas energias, reabastece nossas forças e nos ensina muito. Turismo e cultura andam de mãos dadas, um complementando o outro. Com o turismo, você conhece pessoas, crenças, moradias, lugares e culturas diferentes.
Com o cicloturismo você conhece tudo isso bem mais de perto. O cicloturista é visto, antes de tudo, como uma figura excêntrica, e tudo que é excêntrico desperta mais curiosidade; funciona como um imã para aqueles que entram em contato com ele.
A partir da segunda quinzena de outubro, estarei na estrada para uma aventura de mais de 1550 km. A data da partida será divulgada em breve, tão logo a tenha. Sairei do Rio de Janeiro e seguirei até a cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul. Tudo será postado diariamente, na medida do possível, uma vez que nada é 100% certo numa viagem dessa. A principio, minha rota será em grande parte pela rodovia Presidente Dutra (BR-116). É por ela que pretendo deixar o estado do Rio e atravessar o estado de São Paulo.
“De onde você é?”, “Vem pedalando de onde?”, “Vai para onde?”, “Ninguém pedala com você?”, “Não está cansado?”, “E tua família?”… são perguntas como essas que nos abrem portas. É por despertar tal sentimento que seguimos em frente, pedalando por aí.
Autor: Hector Bonilha
E-mail: bozopsy@hotmail.com
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.