Volvo Ocean Race – Quebra de mastro e passagem pelo Cabo Horn





A segunda-feira (30) foi uma das mais agitadas da história da Volvo Ocean Race com a quebra do mastro do barco chinês Dongfeng Race Team e a informação de que as primeiras equipes contornaram o Cabo Horn, ponto chave da quinta etapa da Volta ao Mundo. A perna, entre a Nova Zelândia e o Brasil, é a mais longa e desgastante da competição, com mais de 12 mil quilômetros de regata.

Nas primeiras horas da madrugada, a organização da Volvo Ocean Race recebeu o aviso da quebra do mastro do Dongfeng. O barco chinês disputava a liderança da etapa contra o Team Alvimedica, mas foi obrigado a parar por causa do problema. A tripulação foi surpreendida por um estalo forte. Era o mastro que havia se quebrado. Ninguém se feriu a bordo.

O comandante Charles Caudrelier disse que o mastro quebrou do nada com cerca de 30 nós de vento. “Não somos capazes de navegar em segurança. Precisamos agora avaliar como vamos chegar em Itajaí”.

O plano agora do Dongfeng é seguir para o Ushuaia, na Argentina, para tentar estabilizar a embarcação antes de voltar para o caminho até Itajaí, em Santa Catarina, parada final da quinta etapa. Essa estratégia é fundamental para a equipe, que lidera o campeonato ao lado do Abu Dhabi. Eles devem perder seis pontos pelo sexto lugar e não oito pela desistência.

Momento histórico: Cabo Horn

A passagem pelo Cabo Horn é especial para todos os velejadores. É a meca para os atletas da vela oceânica e quem contorna o ponto mais ao Sul da América pode colocar essa façanha no currículo. Os primeiros a passar pelo local foram os turcos/norte-americanos do Team Alvimedica. A façanha ocorreu no início da tarde desta segunda-feira. Depois foi a vez do Abu Dhabi, seguido por MAPFRE e Team Brunel

“A regata é muito competitiva, mas essa etapa é diferente. Contornar o Cabo Horn em primeiro foi especial”, disse Charles Enrigh, comandante do Team Alvimedica.

O brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca tirou uma foto com a bandeira do Brasil na passagem pelo Cabo Horn. “É um momento que fica pra sempre. Todos os barcos querem cruzar o Cabo Horn em primeiro. É uma maneira de comprovar que a equipe é forte e preparada. É mais pelo ego do que pela necessidade. Muita coisa vai ocorrer após a chegada ao Atlântico depois do cabo”.

A previsão é de ventos superiores a 40 nós nas próximas horas após o contorno do Cabo Horn. “Certamente não vamos dormir, pois vamos nos preparar para a entrada de uma frente fria com ventos fortes”, completou o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca. “A gente está em uma rotina bastante exaustiva para recuperar as posições perdidas. A boa notícia é que estamos rápidos nessa passagem pelo Cabo Horn”.

Os barcos devem chegar em Itajaí durante o feriado de Páscoa. A Vila da Regata na cidade catarinense abre na próxima sexta-feira (4).

Fonte: Assessoria

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados