A equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes está mapeando e medindo as maiores cachoeiras do Brasil. Já foram encontradas quedas d’água gigantescas e que nunca antes haviam sido medidas. Além de outras que foram medidas de forma errada há anos atrás, sem qualquer tecnologia.
Muito se fala e muito se “chuta” quando o assunto são as grandes cachoeiras que existem no Brasil. Rankings que replicam as mesmas informações, certas os não, sem conferir a origem destas, surgem diariamente na internet. Não há catálogo ou levantamento elaborado por um órgão estatal. Enfim, as verdadeiras maiores cachoeiras do Brasil permanecem desconhecidas da imensa maioria dos brasileiros – até mesmo de alguns que se julgam entendidos no assunto.
O Projeto Cachoeiras Gigantes tem o arrojado objetivo de mapear e medir as maiores cachoeiras do Brasil, de acordo com critérios internacionais de classificação, e publicar o resultado deste trabalho em forma de um livro-guia. Teremos, então, uma fonte completa e confiável de informações sobre estas fantásticas obras de arte naturais.
NOTA: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados líderes com as maiores cachoeiras do Brasil.
Abaixo está o ranking atualizado com as 20 maiores cachoeiras do Brasil. Quais delas vocês já visitaram?
20 Maiores Cachoeiras do Brasil (atualizado)
1 – Cachoeira do El Dorado – 353 m – Barcelos – AM
2 – Cachoeira da Fumaça – 340 m – Palmeiras – BA
3 – Cachoeira da Boa Vista – 310 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC (#)
4 – Cascata do Risco Verde – 296 m – São Francisco de Paula – RS (#)
5 – Cachoeira Véu de Noiva – 282 m – Cânion Itaimbezinho – RS/SC (#)
6 – Cachoeira do Tabuleiro – 273 m – Conceição do Mato Dentro – MG
7 – Cachoeirão – ~270 m – Chapada Diamantina – BA
8 – Cascata Água Branca – 259 m – Maquiné – RS (#)
9 – Cascata Diagonal – 257 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC (#)
10 – Cachoeira do Tigre Preto – ~250 m – Cânion Fortaleza – RS/SC
11 – Cachoeira do Jatobá – 248 m – Vila Bela da Santíssima Trindade – MT
12 – Cachoeira Amola Faca – 241 m – Cânion Amola Faca – RS/SC (#)
13 – Cachoeira Encantada – 230 m – Itaitê – BA
14 – Cachoeira do Cavalo Baio – ~215 m – Baependi – MG
15 – Cachoeira da Fumacinha – ~210 m – Ibicoara – BA
16 – Cachoeira do Cerradão – 202 m – São Roque de Minas – MG
17 – Cachoeira do Desabamento – ~200m – Barcelos – AM
18 – Cachoeira da Serrinha – 200 m – Maquiné – RS (#)
19 – Cachoeira do Peixe Tolo – ~200 m – Conceição do Mato Dentro – MG
20 – Cachoeira do Bananal – ~200 m – Bananal – MG
As quedas d’água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes. Sigam sua página no Facebook que tem sempre imagens e vídeos lindos das maiores cachoeiras do Brasil. Vocês vão adorar!
Quais dessas cachoeiras vocês já visitaram? Coloquem os números delas nos comentários abaixo. Estamos curiosos para saber. Nós já conhecemos as cachoeiras de números: 2, 5, 7 e 10. E vocês?
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Conheci, e registrei, as de nº 3, 5, 9, 10 e 12, todas no RS. Numa mesma travessia, Cânion Monte Negro até Serra Velha, pode-se passar na cabeceira da 3, 9 e 12.
Essa dica é show! Brigadão Alexandre. 😉
PESSOAL, QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS ALGUMAS SENSAÇÕES DA MINHA PASSADA PELA CACHOEIRA MAIS LINDA E ALTA DO BRASIL, A CACHOEIRA DO TABULEIRO NA SERRA DO CIPÓ EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO EM MINAS GERAIS.
Dicas:
Você deverá se hospedar em alguma cidade satélite (que pode levar cerca de 30 minutos de carro do parque – ah, tem que ir de carro).
O parque tem uma taxa de visitação e há muitas opções de guias pois há muitas trilhas diferentes que exigem um certo conhecimento, algum app especializado (que funcione offline, tipo wickloc), pois o local não é bem sinalizado.
A trilha ao poço leva cerca de 50m e margeia o rio que se forma pela queda d’água. O poço é bem grande e delicioso, porém, há que se tomar CUIDADO EXTREMO para não se aproximar do véu, sobretudo nos períodos entre novembro e abril (época das chuvas) pelo risco de ser surpreendido com o aumento repentino do volume d’água.
A trilha por cima, que eu chamo de “trilha áurea”, leva cerca de 8 h em ritmo leve para ida e retorno.
Dá para chegar bem na beira da queda d’água, que possui cerca de 273 m de altura de queda, desafio físico e mental, porém muito gratificante
A região possui infraestrutura básica, porém atende as necessidades normais, Uma ótima pedida é o restaurante 🍔🥗🥦😋🍗🍽️ Rupestre (Endereço: Rua Eloi Chaves, 44 – Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro – MG, 35860-000)
Se quiser saber mais da Cachoeira do Tabuleiro me escreve…
https://www.youtube.com/watch?v=1bGj9gZ4QxU&t=20s
Dicas maravilhosas! Muito obrigado por compartilhar 😉