É uma delícia curtir a capital paranaense, mas em um fim de semana de feriado é fácil percorrer os principais pontos turísticos da cidade. Como eu adoro explorar um pouco mais, resolvi esticar minha viagem e descobrir o que fazer nos arredores de Curitiba, em tours de um dia de carro, os chamados bate e volta. E achei bastante coisa, tais como: a Ilha do Mel, o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha e a famosa Morretes.
A primeira dica é ter um carro em mãos para ter mais liberdade e aproveitar melhor o tempo. É possível alugar um carro no aeroporto de Curitiba ou na região central, próximo aos hotéis onde tiver hospedado. Daí é só seguir nossas dicas abaixo para conhecer esses 5 destinos incríveis em 3 dias extras que você ficar pelo sul.
Saindo cedinho de carro do seu hotel no centro de Curitiba, é possível ir e voltar sem se cansar muito. Esses 5 passeios imperdíveis vão te deixar ainda mais apaixonados por Curitiba. Veja abaixo as nossas dicas e se faltou algo, por favor, deixe nos comentários, que gostamos tanto de lá que já estamos querendo voltar.
O que fazer nos arredores de Curitiba
Ilha do Mel em 1 dia
Situada na Baia de Paranaguá e próxima a região de Curitiba, a Ilha do Mel atrai turistas o ano todo, em busca de tranquilidade, natureza, praias e surf. A ilha encanta por sua beleza a vegetação praticamente intocadas. Não há carros, motos e tão pouco sinal de celular.
Você pode escolher entre iniciar seu passeio no lado de Nova Brasilia, onde fica o imponente Farol das Conchas e seguir até Encantadas, próximo a Gruta de Encantadas. De qualquer forma é possível caminhar de praia em praia (que foi o que fizemos) ou alugar uma bike (MUITO CARO) para conhecer a ilha de forma mais rápida, e incluir a Fortaleza de N. S. dos Prazeres no seu passeio de um dia pela ilha.
+ Roteiro de 1 dia na Ilha do Mel: como chegar, o que fazer e praias
+ Procure uma pousada na Ilha do Mel com desconto de até 80%
A dica é sair de Curitiba cedinho de carro para pegar uma das primeiras balsas saindo de Pontal do Sul (8hs), onde a travessia de barco leva apenas 30min. Custou 35 reais o ticket (ida e volta). Nossa opção foi descer em Nova Brasília e ir caminhando pelas praias até Encantadas, de onde pegamos o barco de volta pro continente já no fim do dia.
Parque Estadual de Vila Velha pela manhã
São inúmeras as opções de passeios na região de Ponta Grossa. O clima quente atrai muitos turistas amantes da natureza como Serras, Canyons, Cachoeiras e Vinícolas. É possível passar alguns dias nessa região explorando todas as opções de passeios que eles oferecem (veja dicas do que fazer em Ponta Grossa). Mas não tínhamos tempo, então foi só um passeio bate e volta de Curitiba mesmo.
Nossa primeira parada saindo de carro de Curitiba foi para conhecer as formações de arenitos, a lagoa dourada e as furnas no Parque Estadual de Vila Velha. O local tem estacionamento e saídas programadas com transporte próprio que leva os turistas até as principais áreas do parque. O ingresso é baratinho e o valor super justo (foi por volta de 18 reais os 2 passeios).
+ Parque Estadual de Vila Velha: o que fazer e como chegar
+ Procure uma pousada em Ponta Grossa com desconto de até 80%
São 2 passeios separados. Fizemos primeiro o das Furnas e Lagoa Dourada, e na sequência o dos Arenitos. É uma ótima combinação, pois você fecha o passeio com a cereja do bolo do parque. Todos os tours são guiados e com ônibus que levam até o início das trilhas, pegando o grupo novamente no final.
Buraco do Padre a tarde
Saindo do parque, seguimos em direção ao Buraco do Padre. Eu não fazia ideia do que me esperava nesse passeio e me surpreendi. O buraco é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna.
Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo, acessível por uma trilha suspensa e plana de 1km. O acesso é fácil e foi recentemente revitalizada, permitindo que cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção cheguem à furna com facilidade. Dentro da furna é impossível não se impressionar com tamanha beleza do local. Dar um mergulho em suas águas geladas é essencial para sair de lá com as energias renovadas.
+ Veja como chegar no Buraco do Padre, em Ponta Grossa
+ Alugue um carro em Curitiba e faça esse tour por conta própria
O acesso de carro é fácil. Nós colocamos “Buraco do Padre” no GPS do celular e seguimos sem nenhuma dificuldade. Na área há estacionamento disponível, além de espaços com churrasqueiras a disposição dos visitantes.
Cachoeira da Mariquinha também a tarde
Em seguida, partimos para conhecer a Cachoeira da Mariquinha, que fica a aproximadamente 30km do centro de Ponta Grossa. Do Buraco do Padre pra lá, levamos quase 1h de carro. Aos pés da sua enorme queda d’água forma-se um balneário de rara beleza, perfeito para banhar-se como em uma praia de rio.
Depois de estacionar o carro, ainda fizemos uma rápida trilha para chegar até a Cachoeira da Mariquinha. Pelo visto o melhor horário para visitá-la é a tarde, quando o sol incide diretamente no local, deixando tudo com uma iluminação toda especial e dourada. Vale a pena conhecer!
+ Veja como chegar na Cachoeira da Mariquinha
+ Roteiro de 3 dias em Ponta Grossa
É um espaço perfeito para aqueles que buscam um contato harmonioso com a natureza, sendo um local ideal para acampamentos (20 reais por dia) e caminhadas nas trilhas pela mata nativa da região. A entrada custou 10 reais que é o valor para passar o dia. Ficamos só duas horinhas por lá, mas valeu muito a pena. O horário de funcionamento é das 8h às 20hs. Chegamos tarde em Curitiba.
Morretes em 1 dia
A cidade de Morretes fica localizada ao pé da serra, próxima a várias praias da região e é cortada pelo Rio Nhundiaquara, onde se pode descer de boia e simplesmente passar o dia se refrescando nas águas. Esta linda cidade, que lembra Paraty no RJ, é conhecida devido a seus inúmeros casarões e restaurantes que servem o famoso Barreado, prato típico da região. Não deixe de provar também as balas de banana caminhando pela cidade.
É possível fazer esse tour de trem até Morretes, mas como estávamos de carro preferimos conhecer a Estrada da Graciosa, considerada uma das estradas mais antigas e belas do Brasil, que liga Curitiba a Antonina e Morretes.
+ Conheça o EKOA Park, o novo parque de aventuras de Morretes
+ Morretes: onde ficar, o que fazer, dicas de restaurantes, etc
+ Pesquise os preços de uma pousada em Morretes
Na época da Primavera a natureza mostra toda sua beleza, quando as flores florescem deixando a estrada cheia de cores, contrastando com o verde da mata e o azul do céu. Durante o trajeto e possível encontrar bicas d’água, mirantes, pequenas cascatas e churrasqueiras para passar o dia em meio dessa beleza.
Tem mais dicas do que fazer em Curitiba?
Conseguimos reunir aqui essas 5 dicas de passeios e o que fazer nos arredores de Curitiba em apenas 3 dias de carro pela região, mas sabemos que tem muito mais a ser visto. Gostaram das nossas dicas? Sentiu falta de algo? Deixe aqui nos comentários abaixo que vamos adorar voltar para conhecer.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Quanta Cachoeira linda! Adorei a matéria não sabia que essa cidade tinha lugares tão bonitos.
Curitiba é linda, mas o que tem pra fazer nos arredores também dão um show!
Adorei explorar esses cantinhos diferentes, além da cidade.
Você precisa conhecer 😉
Faz tempo que quero conhecer o Parque de Vila Velha… agora que sei da possibilidade de juntar as cachoeiras no mesmo então, já vou ficar de olho nas passagens!!!
Valeu Mauricio !!! Ótimas dicas
É um roteirinho casado!
Dá tempo de fazer tudo junto… o parque, o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha.
Você vai curtir muito!
Olá Boa noite!
Achei bem legal.
Como estão as coisas por ai agora? Tudo aberto? Será que tem este passeios nas festas de fim de ano?
Grata
Erika Lopes
Oi Erika, tem que verificar um a um… na matéria tem os contatos das atrações. Entre em contato com eles antes de ir.