Cachoeiras, grutas e paisagens de tirar o fôlego. Tudo isso no coração do estado da Bahia, mais precisamente no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Aqui, o contato com a natureza é constante, atraindo aventureiros de todos os cantos do país. Por ser uma região muito ampla, o carro se torna a melhor opção para não perder nenhum detalhe desse território tão rico. E para incentivar os viajantes a conhecerem os principais pontos do parque, a Hertz preparou um roteiro pela Chapada Diamantina de carro que é pura adrenalina.
Em Salvador, é possível alugar o veículo mais adequado para acomodar toda a família e deixar a viagem confortável para todos. Partindo da capital baiana, são cinco horas até a principal cidade da região, Lençóis. Esse será o ponto de partida para iniciar a exploração, por abrigar ótimas opções de hospedagens, alimentação e agências de turismo. Dica importante: não se esqueça de colocar na bagagem itens como protetor solar, tênis para caminhada, casaco, roupas esportivas e de banho. Para seguir o roteiro e não errar o caminho, o ideal é utilizar um GPS, como o navegador via satélite disponível pela Hertz.
ALUGUEL DE CARRO
Próximo ao centro de Lençóis, o Parque Municipal de Muritiba esconde os belíssimos Salões de Areia Colorida, lugares cobertos com pedras enormes que se desgastam e originam areias de diferentes tons. Os visitantes podem desfrutar de cachoeiras, poços e dos caldeirões de banho com direito à hidromassagem natural, uma excelente alternativa para relaxar. Não deixe de conhecer também o famoso Poço do Diabo, com impressionantes 20 metros de quedas d’água. O local é perfeito para a prática de tirolesa e rapel.
De Lençóis, partimos para o Vale do Capão, em um trajeto de aproximadamente duas horas em que se pode apreciar a incrível paisagem e dar um pulinho no cartão postal da chapada, o Morro do Pai Inácio, localizado na BR-242. Com uma boa variedade de pousadas, a pequena cidade de 1.500 habitantes é cercada por uma bela formação montanhosa e as atrações incluem os trekkings no Vale do Paty, além da inconfundível Cachoeira da Fumaça. Um passeio pela vila ou um banho de cachoeira no Riachinho são atividades imperdíveis.
Seguindo viagem, encontramos a pequena cidade de Mucugê e seu Centro Histórico muito bem preservado. O Cachoeirão – um paredão onde diversas cachoeiras brotam – é um dos pontos de destaque junto com o Cemitério Bizantino, local repleto de lápides brancas que datam do século XIX. Pouco mais de 30 minutos pelo caminho da BR-142 e já se avista o próximo destino: a simpática Igatú.
Repleta de histórias para contar, Igatú fica a 40 minutos das atrações mais cobiçadas da Chapada Diamantina: o Poço Azul e o Poço Encantado. Essas grutas possuem uma beleza singular graças ao reflexo azul das águas que ocorre devido a um fenômeno natural. Durante o outono e o inverno, os raios solares penetram as cavernas e formam belíssimos feixes de luz azul turquesa. Os turistas aproveitam para apreciar e mergulhar nesse local mágico afastado da civilização, com fácil acesso por carro.
Esse roteiro pela Chapada Diamantina de carro é pura adrenalina. O destino tem muito mais a ser explorado. Que tal “se perder” por suas maravilhas naturais?
LEIA MAIS
O que fazer na Chapada Diamantina
Fonte: Assessoria
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Opa, muito top as informações, fiquei com uma duvida se e necessario ter um carro 4×4 para acessar as atrações que foi citado. pois tenho um Polo e pretendo ir nele para a chapada em janeiro.
Oi Vagner, a grande maioria dos carros tem acesso fácil até as cidades que compõem a Chapada Diamantina. Porém algumas atrações só tem acesso com carros 4×4. Aí o melhor que você tem a fazer é contratar o serviço de uma agência pra te levar nos lugares e poupar seu carrinho, hehehe
Qtos dias são necessários para estes passeios na cajapda?
Vale a pena explorar a Chapada Diamantina por pelo menos 1 semana. As atrações são distantes e as trilhas longas.