Vamos explicar melhor os comandos e manobras que são utilizados na prática do Rafting. Lembrando sempre que os nomes podem mudar de acordo com a região e grupos de descidas. Alguns deles são explicados antes da aventura, mas todos eles são simples e tem funcionamento comprovado.
Os Comandos
Frente – Todos os praticantes remam puxando a água da frente para trás. Isso impulsiona o bote para a frente.
Ré – Todos os praticantes remam puxando a água de trás para a frente. Isto diminui a velocidade do bote.
Direita Ré – O pessoal posicionado do lado direito do bote rema para a frente. Os da esquerda, para trás.
Esquerda Ré – O pessoal posicionado do lado esquerdo do bote rema para a frente. Os da direita, para trás.
Parô – Todos os praticantes param de remar e colocam o remo no colo, com a parte espalmada para fora do bote.
Piso – Todos os praticantes colocam o corpo inteiramente dentro do bote, segurando no cabo de segurança. O comando dá estabilidade ao bote, em corredeiras radicais.
Peso Acima – Quando o bote enfrenta uma queda ou desnível grande, a frente do bote afunda na água. Esse comando é dado para que os praticantes se desloquem para a parte de trás do barco, fazendo contrapeso para o bote não virar.
Peso a Direita – Todos os praticantes inclinam o corpo para a direita, fazendo contrapeso para esse lado.
Peso a Esquerda – Todos os praticantes inclinam o corpo para a esquerda, fazendo contrapeso para esse lado.
Manobras
Agem – Canoagem sem canoa. O sugeito mergulha no rio e desce a corredeira boiando. Depois o pessoal do bote resgata a figura. Isto é feito em locais onde a água é pouco movimentada e não oferece riscos ao grupo.
Portage – Passar a pé com equipamentos, bote e tudo pela margem do rio. Isso é feito para evitar que o barco encare obstáculos perigosos como uma corredeira de nivel 6.
Scout – Parar na margem do rio com o bote, para avaliar uma corredeira e fazer a estratégia antes de encará-la.
Slalom – Originária da canoagem, a manobra é feita para passar entre duas pedras fazendo o contorno em ziguezague.
Surf de bote – De frente para a corredeira, o instrutor ajuda o grupo a colocar o inflável dentro do refluxo. Isso faz com que o barco fique preso nessa movimentação da água. Dependendo da disposição dos praticantes, o bote pode ficar horas “surfando”.
Surf de corpo – O sujeito se pendura numa corda amarrada nas margens do rio e surfa de barriga no refluxo de alguma corredeira.
Rodeio – Variação do surf de bote, o instrutor vai dando comandos que fazem o barco chacoalhar de um lado para o outro.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.