in ,

De Bike a Pampa – Porto Alegre a Buenos Aires

Apesar de nenhum pingo d’água ter caído na minha cabeça durante os 11 dias de viagem, vou chover no molhado: a riqueza natural brasileira é realmente marcante.

Percorri grande parte do litoral uruguaio e as paisagens de lá são muito bonitas, mas monótonas. Pássaros e patos de diversas espécies, lagartos, capivaras e até tartarugas que eram abundantes no trecho brasileiro, praticamente desapareceram ao cruzar a fronteira.

Saí de Porto Alegre rumo ao litoral e desci pela estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Os 20km de areião que restam da Estrada do Inferno – paraíso dos jipeiros – estão com seus dias contados. As máquinas estão na pista e o asfalto deve ligar o Rio Grande à capital gaúcha ainda este ano. Alguns moradores estão ansiosos por isso há tempos. Eu digo que vale a pena a visita antes da invasão de algum resort espanhol.

As estradas estão muito boas. Alguns poucos buracos que incomodam apenas os automotores. Mesmo depois de Rio Grande, seguindo para o Chuí, o movimento é bem pequeno tornando a região ideal para o cicloturismo.

Comecei com o pé direito a minha primeira experiência pedalando fora do Brasil. “Vocês no seu país são apenas um número. Todos nós aqui nos conhecemos…” me disse um uruguaio. E não é para menos: são apenas 3,5 milhões de pessoas vivendo no país sendo que metade delas está na capital. Ou seja, você pedala por longos trechos sem postos de gasolina, restaurantes, nem casas!

Nessa minha segunda viagem – a primeira foi em 2004 para Brasília – encontrei um alemão que me fez companhia por 5 dias. O Kristian é um cicloturista experiente e depois de bastante papo fica claro que não existe limite de distância em cima de uma bike.

A idéia de viajar foi uma extensão natural do uso da bicicleta como meio alternativo de transporte em São Paulo. Sendo bastante objetivo: uso a bike na cidade porque ela é mais rápida e econômica que um carro ou ônibus. A diversão é um dos bem-vindos efeitos colaterais da prática.

Relato completo e fotos das viagens no site: www.1000kmdepedal.cjb.net

Autor: Eduardo Speeden.
E-mail: [email protected]
Cidade/UF: Porto Alegre – RS

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminhando com saúde na Lapinha – PR

Trilha do Morro das Andorinhas em Niterói – RJ