O Monte Vinson, a que são atribuídas as altitudes de 4897 (2004) ou 5140 metros segundo os autores, é o ponto culminante do continente Antártico. Situa-se no maciço homônimo que faz parte de um dos ramos (o Sentinel Range), da cordilheira Ellsworth, no extremo sul da Península Antártida, à latitude de 78º 35´ S e longitude de 85º 25´W. O maciço de Vinson recebeu o nome do congressista americano Carl G. Vinson devido ao facto deste ter persuadido o governo dos Estados Unidos a promover uma expedição ao continente Antártico.
Apesar das Ellsworth Mountains contarem ainda com vários picos virgens, o Vinson constitui sem dúvida a grande atração da cordilheira. Isso deve-se, sem dúvida, ao facto do Vinson ser um dos “Sete Cumes“: uma das sete montanhas mais altas de cada continente, a par do Everest (Ásia), Aconcágua (América do Sul), Denali (América do Norte), Elbrus (Europa), Kilimanjaro (África) e Pirâmide Carstensz (Oceania).
A ascensão do Vinson não é considerada tecnicamente difícil mas as condições climatéricas extremas fazem com que a sua ascensão constitua um sério empreendimento. Não é raro a temperatura descer abaixo de -40º C negativos mas esta pode atingir valores bem mais baixos, nomeadamente quando a região é varrida por fortes ventos.
Escalando na Neve
ANTÁRTIDA: CONTINENTE GELADO
A primeira ascensão do Vinson foi realizada, em 1966, pela expedição americana liderada por Nicholas B. Clinch e patrocinada pela National Geographic Society, National Science Foundation e American Alpine Club. O ponto de partida para a ascensão do Vinson situa-se em Patriot Hills. A ascensão da via normal segue o vale do glaciar de Branscomb desde o campo base situado a 2134 metros até ao campo I a 2774 metros de altitude.
O cume piramidal é claramente visível desde o campo I, tal como algumas montanhas vizinhas como a Shinn (4681m) e a Gardner (4587 m). A ascensão pode demorar de dois dias a duas semanas consoante a preparação da equipa e as condições meteorológicas. Os melhores meses para a realização de ascensões são Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
Os picos mais altos do mundo
OS 7 CUMES DOS 7 CONTINENTESClicando nos links abaixo você pode conferir mais informações sobre cada um dos maiores cumes dos sete continentes.
Monte Everest – 8.844m (Ásia)
Aconcágua – 6.962m (América do Sul)
Monte McKinley (Denali) – 6.194m (América do Norte)
Kilimanjaro – 5.895m (África)
Monte Elbrus – 5.642m (Europa)
Maciço Vinson – 4.892m (Antártida)
Monte Kosciuszko – 2.228m ou Pirâmide Carstensz – 4.884m (Oceania)
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.