in ,

Os Sete Cumes – Monte Kosciuszko

Algumas das trilhas de acesso ao Monte Kosciuszko
Algumas das trilhas de acesso ao Monte Kosciuszko

O Monte Kosciuszko, localizado nas Montanhas Nevadas, no Parque Nacional Kosciuszko, é o ponto mais alto da Austrália enquanto ilha. Note-se que a Austrália administra territórios com pontos de maior altitude, como a Ilha Heard (Pico Mawson, 2.745 m, ou o Território Antárctico Australiano (Monte McClintock, 3.490 m ). O seu nome foi dado em 1840 pelo explorador da Polónia, Conde Paul Strzelecki, em homenagem ao herói nacional General Tadeusz Kościuszko.

O monte Australiano
UM POUCO DE HISTÓRIA

Antes o nome era escrito errado: “Mount Kosciusko”, um anglicanismo; mas a versão “Mount Kosciuszko” foi oficialmente adotada em 1997 pelo Instituto de Nomes Geográficos de Nova Gales do Sul. A forma escolhida pelo Instituto foi a original , “Kościuszko”, incluindo o acento sobre o “s”, mas esta forma é geralmente ignorada na Austrália (já que o caráter não é usual na língua do país).

Deve-se notar também que a pronuncia australiana para Kosciuszko, “kozzy-osko” ou [ˈkɔziˌɔskoʊ] (IPA), é bem diferente da pronúncia polonesa, “kosh-CHOOSH-ko” ou [ˈkoɕˈtɕuʃko].

O fantástico Monte Kosciuszko e toda sua imponência
O fantástico Monte Kosciuszko e toda sua imponência

Várias medidas de altitude foram feitas, o que mostrou que o pico era um pouco menor que o vizinho, Monte Townsend, então os nomes foram trocados pelo Departamento de Terras de Nova Gales do Sul, para que o Monte Kosciusko continuasse sendo o maior pico da Austrália, e o Monte Townsend permanecesse em segundo. A foto tirada por Eugene von Guerard que está na Galeria Nacional da Austrália intitulada “Northeast view from the northern top of Mount Kosciusko” (“Vista nordeste do topo norte do Monte Kosciuszko” é, na verdade, do Monte Townsend.

“No primeiro trecho, caminhei 600 metros, por uma mata densa. Para ter uma ideia, é como subir um prédio de 200 andares. Ao final da mata, numa crista, tínhamos apenas que caminhar 6,5 km até o cume. O Governo da Austrália construiu um caminho para facilitar o acesso. Como ainda não tem neve. Foi fácil percorrer esse trecho. No cume existe um marco e a explicação do porquê do nome do cume, Mt Kosciuszko. Uma homenagem a um general polonês que lutou na independência dos Estados Unidos”.
— relato do alpinista brasileiro Carlos Morey

Escalada tranquila

Como outros picos australianos, o Monte não é difícil de ser escalado. Há uma estrada para o Passo de Charlotte, de onde uma trilha de sete quilômetros liga ao topo. Qualquer um com nível médio de forma física é hábil para subir. Até 1960, a estrada era aberta para veículos e se podia dirigir perto do topo.

O pico pode ser alcançado de Thredbo por uma maior, mas não tão difícil caminhada com auxílio de um teleférico. No topo do teleférico há uma trilha no meio da vegetação do Parque Nacional. É neste parque também onde está localizado a mais próxima pista de esqui de Sydney, contendo os Resorts de Esqui Thredbo e Perisher Blue. O Monte Kosciuszko pode ter sido escalado a primeira vez por aborígenes australianos bem antes dos primeiros europeus.

Picos mais altos existem em territórios australianos de além-mar como:

  • na Ilha Heard com o Pico Mawson de 2 745 metros, e
  • no Território Antártico da Austrália com o Monte McClintock de 3 490 m e o Monte Menzies de 3 355 m.

Imagem 180º

Panorâmica do Monte Kosciuszko em 180 graus
Panorâmica do Monte Kosciuszko em 180 graus (clique para ampliar)

Os picos mais altos do mundo
OS 7 CUMES DOS 7 CONTINENTES

Clicando nos links abaixo você pode conferir mais informações sobre cada um dos maiores cumes dos sete continentes.

Monte Everest – 8.844m (Ásia)
Aconcágua – 6.962m (América do Sul)
Monte McKinley (Denali) – 6.194m (América do Norte)
Kilimanjaro – 5.895m (África)
Monte Elbrus – 5.642m (Europa)
Maciço Vinson – 4.892m (Antártida)
Monte Kosciuszko – 2.228m ou Pirâmide Carstensz – 4.884m (Oceania)

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A quantidade de neve pode quase cobrir o Monte Vinson

Os Sete Cumes – Maciço Vinson

Pirâmide Carstensz, uma das maravilhas dos 7 cumes conquistados por Niclevicz

Os Sete Cumes – Pirâmide Carstensz