Sem dúvida esse é o seguimento turístico que melhor define a Chapada Diamantina, afinal, qualquer simples caminhada que leva o turista a contemplar a natureza pode ser considerada uma aventura e no caso de Lençóis, uma aventura segura, pois a maioria das agências participa de cursos que garantem a seus visitantes a realização de passeios com segurança através de um programa desenvolvido pelo MTur.
1º Dia
Chegada em Salvador por via aérea ou terrestre. Transporte rodoviário até Lençóis (verifique a possibilidade de vôo fretado ou táxi aéreo durante o período pretendido para viagem). Recepção e acomodação na hospedagem escolhida. No final da tarde, visita ao Morro do Pai Inácio para admirar a vista panorâmica e contemplar o entardecer. O Morro do Pai Inácio, que é considerado o cartão postal da Chapada Diamantina, localiza-se numa posição bem central da Chapada, o que permite a vista panorâmica de grande parte das elevações mais imponentes da região, como as serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho e os belos morros do Camelo e Morrão.
Retorno a Lençóis. Pernoite.
Distância total percorrida em caminhadas: 1 km
2° Dia
Após café da manhã, o roteiro inicia-se com veículo em percurso de 20 km, a partir da cidade de Lençóis, com destino ao Rio Mucugezinho. O seu leito de pedras desalinhadas, formando várias cachoeiras e saltos, define o contorno de tobogãs, crateras e várias quedas d´água, sendo a maior delas a cachoeira do Poço do Diabo, com 22 metros de queda e um lago muito agradável para banho. No local é possível a prática de esportes como o rappel e a tirolesa (OPCIONAIS). Pausa para almoço.
Ainda de veículo, o roteiro segue para a Gruta da Lapa Doce, a 70 km da cidade de Lençóis, no município de Iraquara, de formação calcária e com aproximadamente 850 m de extensão. Na área aberta a visitação, podem ser observados espeleotemas, colunas, estalactites e estalagmites de fascinante beleza.
A partir da Lapa Doce, percorridos 6 Km de veículo em estrada de chão, chegamos na Gruta da Pratinha, caverna escavada caprichosamente pelo rio Pratinha, cuja água é de um tom azul transparente que reflete o brilho prata do fundo da gruta encoberto de pequenas conchas claras e rico em calcário e magnésio. Nas águas, vivem cerca de dez espécies de peixes visualizados a olho nú. A Gruta da Pratinha propicia a prática de espeleomergulho e flutuação. O rio Pratinha, em extensão à gruta, forma uma lagoa muito agradável para o banho conhecida como “Lagoa Azul”. Tirolesa e caiaque são opções de esporte praticados na lagoa. Bem ao lado deste atrativo, pode-se visitar a Gruta Azul, uma caverna alagada cuja água atingida pelos raios de sol cria efeitos de um azul incrível.
Almoço no restaurante da Pratinha ou no restaurante do posto Pai Inácio.
Retorno a Lençóis. Pernoite.
Distância total percorrida em caminhadas: 5 km
3° Dia
Café da manhã. Saída em veículo até a vila de Caeté-Açu (68 km), mais conhecida como Vale do Capão, no município de Palmeiras. Trilha de 6 km, cuja metade é de subida, um pouco puxada, e o restante do percurso é plano, de caminhada tranqüila, em trilha repleta de flores e encantadoreas paisagens do vale. O destino final é o topo da Cachoeira da Fumaça, que se encontra a 1490 metros acima do nível do mar. Lá de cima, pode-se contemplar a queda livre da coluna d’água, cuja altura de quase 400 metros projeta a água pra cima, em forma de fumaça (daí o nome, Cachoeira da Fumaça). Não raro, pode-se avistar belíssimos arco-íris em meio à nuvem de água da cachoeira. Retornando desta cachoeira, uma parada para banho na Cachoeira do Riachinho, com queda de 20m de altura, que deságua num grande poço, refrescante e imperdível. Ao final do passeio, segue-se para a vila do Vale do Capão.
Lanche durante o percurso. Jantar e pernoite no Capão.
Distância total percorrida em caminhadas: 12 km
4° Dia
Após café da manhã, traslado até o povoado do Bomba, onde se inicia uma das mais belas travessias do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a trilha Capão-Guiné. Durante o percurso, caminhada pelos Gerais do Vieira e do Rio Preto para avistar o Vale do Pati, considerado um dos mais belos do Brasil. Chegada ao Beco do Guiné, na Serra do Sincorá. Ao término da caminhada, saída para Mucugê.
Lanche durante o passeio. Jantar e pernoite em Mucugê.
Distância total percorrida em caminhadas: 18 km
5° Dia
Café da manhã e saída para Ibicoara, no extremo sul do Parque Nacional (110 km), a fim de conhecer um os atrativos que mais impressionam os turistas: a Cachoeira do Buracão, com 80 metros de queda livre em forma circular num cânion sinuoso. O passeio oferece um belo visual da cachoeira por cima e, por baixo. A água que corre por entre o paredão de pedras deságua em um poço enorme que proporciona um banho com gosto de aventura. O passeio é feito inicialmente de carro até o município de Ibicoara, e mais 6 km de trilha, bastante tranqüila, beirando o rio Espalhado. Após o passeio, retorno para Mucugê, cidade onde é possível vivenciar uma volta ao passado num tour a pé de aproximadamente 40 minutos pelo conjunto arquitetônico colonial de grande beleza, além do Cemitério de Santa Izabel, em estilo bizantino, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Lanche durante o passeio. Jantar e pernoite em Mucugê.
Distância total percorrida em caminhadas: 6 km
6° Dia
Depois do café da manhã, início da trilha de acesso à Cachoeira da Fumacinha. A trilha contempla vista da cachoeira por cima e é possível ver três de suas quatro quedas. Para aqueles com melhor preparo físico, a trilha por baixo permite visualizar a quarta queda. Após, saída para a Vila de Igatu, cidade conhecida por inúmeras construções de pedras no município de Andaraí. Jantar e pernoite no local. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Igatu oferece uma paisagem de infinita beleza, vales profundos, chapadões, o verde misturado ao cinza, marrom e rosa da secura do sertão. Um passeio a pé leva às ruínas da cidade de pedras e ao Museu de Arte e Memória, onde registros da opulência dos tempos do garimpo de diamantes contrastam com a simplicidade atual de suas ruas e casario.
Lanche durante o passeio. Jantar e pernoite em Igatu.
Distância total percorrida em caminhadas: 10 a 16 km, a depender da trilha escolhida.
7° Dia
Café da manhã. Saída para visita ao Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção, em roteiro feito de carro. A caverna tem formações rochosas de estalactites e estalagmites e, ao fundo possui um belíssimo poço de águas cristalinas, alimentados por lençol freático. No período de abril a setembro, a posição do Sol com relação à Terra, faz com que a incidência dos raios solares nas águas do poço, provoque um belíssimo efeito, tornando as suas águas azuis num tom completamente transparente. É permitido o banho e flutuação. No Poço Azul encontram-se esqueletos completos de preguiças gigantes, datados em 10 milhões de anos.
Almoço no retsaurante do Poço Azul. Retorno para Lençóis. Pernoite.
Distância total percorrida em caminhadas: 1 km
8° Dia
Dia livre.
Aproveite para conhecer outros atrativos da Chapada Diamantina em roteiros opcionais!
Boa viagem e retorne em breve para conhecer outros atrativos!
Roteiros opcionais na Chapada Diamantina
Aventura: cave jump na gruta do Lapão, escalada em Lençóis, Igatu e Andaraí; rapel nas cachoeiras da Fumacinha, do Buracão e do Mosquito; trekking para as Cachoeiras do Sossego e do Mixila, Volta ao parque de montain bike; passeios a cavalo;
História e Cultura: city tours nas cidades históricas de Lençóis com visita à Casa do Garimpeiro, Mucugê e Igatu; Sítio Arqueológico Serra das Paridas e cachoeira do Mosquito; Volta ao Parque Light: Terapias alternativas no Vale do Capão e cachoeira do Riachinho;passeio de barco no Marimbus com observação de fauna e flora; Parque Municipal da Muritiba;
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Lindo o roteiro…mas quem vende? qto custa? faltam informações…
Faço minhas as dúvidas da Paula: qual é a operadora que oferece esse lindo safári fotográfico?
que incrível! quando tiver oportunidade e $$ vou fazer com certeza!
Onde podemos ter informacao sobre data e custo?
Nós não vendemos os passeios.
Eles devem ser procurados com as agências de turismo locais ou que vendam pacotes pra lá.
Veja essas opções:
Espero ter ajudado.
Bjs