Para quem ama caminhar, e percorrer caminhos como o de Santiago, na Espanha, ai vai uma ótima dica: Via Postumia. Uma rota de 934 km que atravessa o norte da Itália, de leste a oeste (de Aquiléia à Gênova), passando por seis lindas regiões cheias de história, arte e belas paisagens.
Fiz este caminho da Via Postumia na Itália com seis amigos, e a experiência foi maravilhosa. Todo ele é sinalizado com setas amarelas. A receptividade do povo foi algo surpreendente. Ao ponto de, ao nos verem caminhando próximo às suas residências, nos convidarem para entrar e tomar um café, uma água, e até mesmo um vinho, um espumante.
Organize aqui a sua Viagem para a Itália
+ Leia todos os posts da Itália
+ Encontre Hotéis na Itália com desconto até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Itália em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Itália
A Via Postumia passa por aldeias que nos remetem à Idade Média, cidades muradas, como Palmanova, Castelfranco Veneto, Cittadella… nesta última, tivemos a sorte de passar em um dia em que estava ocorrendo uma festa medieval. Foi fantástico. Interagimos com o povo local, vestidos à caráter, almoçamos no meio deles.
Este caminho passa também por muitas cidades de pura arte, como Treviso, Vicenza, Verona, Mantua, Cremona, Piacenza… dá para intercalar caminhada com turismo, e foi o que fizemos. Programamos para ficar um dia a mais em algumas cidades, como Verona. E, como no Caminho de Santiago, quem não dispõe de muito tempo, pode fazer apenas parte dele caminhando, ou alugando um carro.
Planejamos nossa caminhada/turismo consultando o site da Via Postumia na Itália. E mais uma dica: nenhum de nós falava italiano. Mas conseguimos nos virar bem apenas estudando em uma publicação da PUBLIFOLHA (www.publifolha.com.br) chamada 15 MINUTOS DE ITALIANO (guia de conversação e pronúncia – LIVRO + 2 CDs), que sugere aprender o idioma com apenas 15 minutos de prática diária, por 12 semanas. Como é uma língua latina, não é difícil para nós o aprendizado. E nos viramos também com um pouco de “portunhol”. E o inglês. Mas isto nas cidades maiores.
A Via Postumia é um caminho como o de Santiago de Compostela, pode ser feito de forma independente como aquele, sozinho ou em grupo. O que o diferencia é que as acomodações são, em sua maioria, B&Bs ou hotéis. São poucos os lugares em que as acomodações são em lugares tipo albergue como no Caminho de Santiago, o que o torna mais dispendioso. Também não se encontra neste caminho Menus Peregrinos, como na Espanha. É um caminho ainda muito novo, ainda não existe nele o “espírito peregrino”. É ainda pouco conhecido, mesmo na Itália.
Nossa rotina foi a mesma de nossa caminhada na Espanha. Acordávamos as 6h para o desjejum, e as 7h já estávamos iniciando nossa jornada. Levávamos na mochila água e lanche, pois sabíamos que teríamos longos trechos sem bar/café/restaurante. Muitas vezes o almoço se resumia a apenas o lanche que havíamos levado, tudo dependia do que encontrássemos no trajeto.
Chegando ao local da hospedagem, geralmente em torno de 14/15 horas, tomávamos nosso banho e lavávamos nossa roupa (como carregamos pouca coisa, para não pesar na mochila, se fazia necessário a lavagem diária, sob pena de não termos roupa limpa para vestir). Alguns lugares disponibilizam máquina de lavar.
À tarde, sempre sobrava um tempo para conhecermos o povoado/cidade onde nos encontrávamos. Quando planejamos nossa viagem, além de reservar nossas acomodações, também pesquisamos os pontos turísticos a serem visitados nos lugares de hospedagem, e também por toda a rota que iríamos percorrer, pois muitas vezes passamos por cidades onde não pernoitamos mas que valia uma uma visita.
Passar batido pode fazer com que deixemos de ver muitas coisas interessantes, tal como no Caminho de Santiago. A pesquisa que fizemos sobre a Via Postumia antes de viajar tornou-a mais proveitosa.
Vocês tem dúvidas? Deixem aqui nos comentários ou mandem um email que eu posso tentar ajudar com as informações que eu tiver. Muito obrigado.
SANDRA MARIA CHIAPPETTI
[email protected]
64 anos
PORTO ALEGRE/RS
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Olá boa noite.
Gostei muito dos seus comentários sobre esse novo Caminho, parabéns. Aquelas perguntas que todos fazem:
– Como não tem tantos albergues, qual a média diária de gastos?
– Se caminha aproximado quanto ao dia?
– Onde começa e termina?
– Tem credencial e certificado?
Obrigado e Bom Caminho Ass: Polly
Olá Polly,
Desculpa a demora na resposta, não havia visto tuas perguntas antes desta data.
Nossos gastos médios com hospedagem em B&B foi de 25 euros. Como a maioria deles disponibiliza cozinha, fazíamos nosso jantar, claro que regado a vinho. Nossos gastos diários totais foram de 50 euros, aí incluídos o aluguel de um carro. Fomos em 7 amigos, e uma não caminha, então ia no carro carregando nossas mochilas.
O caminho começa em Aquiléia, no Leste, e termina em Gênova, no Oeste. Se feito em 40 dias, dá uma média diária de 24 km.
No site tem a credencial, mas nós e que tivemos que imprimi-la. Não tem Certificado.
Espero ter atendido tuas dúvidas.
Um abraço
Olá,
Essa rota pode ser feita de bicicleta?
Sim sim… é preciso traçar o roteiro de bike, mas é possível sim